FIEC assume responsabilidade social e faz campanha contra dengue

8 de fevereiro de 2011 - 13:00

No período de 28 de fevereiro a 4 de março a Federação das Indústrias do Estado do Ceará vai mobilizar centenas de empresas para a prevenção contra a dengue. A força da FIEC, com 11 mil empresas, 40 sindicatos e 200 mil trabalhadores na construção da consciência sanitária coletiva e na redução do risco de agravamento da epidemia de dengue no Ceará, foi anunciada na noite da última segunda-feira, 7, pelo presidente da entidade, Roberto Macedo, durante reunião da diretoria plena, com a participação de 200 empresários, e as presenças do secretário da saúde do Estado, Arruda bastos, e do secretário da saúde de Fortaleza, Alexandre Mont` Alverne. O coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, fez uma apresentação sobre a situação da dengue no Ceará, que está entre os 16 Estados com risco alto de epidemia este ano.  

“Antes de empresários, somos cidadãos. Queremos colaborar com a saúde da nossa população”, afirmou  Roberto Macedo, destacando que a FIEC, através do Serviço Social da Indústria – Sesi, vai produzir material educativo, em especial botons que serão utilizados na semana de 28 de fevereiro a 4 de março nas toucas das trabalhadoras das fábricas de castanha, nos tapumes e capacetes da construção civil, nos aventais e uniformes dos trabalhadores das indústrias têxteis de bebidas. “Está no nosso DNA a responsabilidade social e compromisso permanentes com a cidadania”, ressaltou.

banner_fiec_2

Além de material educativo e de mobilização, anunciou que a FIEC vai investir na aquisição de telas para vedar as caixas d’água. Hoje para cada metro de tela comprada pelos municípios, a Secretaria da Saúde do Estado libera recursos para aquisição de mais meio metro. No Ceará e no Nordeste os grandes depósitos, como as caixas d’água, são os principais reservatórios de focos do mosquito Aedes aegypti. Respondem por 76,53% dos focos encontros pelos agentes de endemias nas visitas em domicílio. Em Fortaleza, há 210 mil caixas d’água sem telamento, conforme informou o secretário Alexandre Mont’Alverne.

Já Arruda Bastos destacou que “não estamos transferindo a responsabilidade de prevenir e controlar a dengue para os empresários. O que queremos nesse encontro, com essa mobilização, é agregar todas as forças vivas no combate à dengue”. Ele informou que as ações de prevenção e de reforço nas ações são executadas simultaneamente: “enquanto mobilizamos os mais diferentes segmentos da sociedade para evitar ao máximo a proliferação do mosquito, reforçamos a estrutura de atendimento aos pacientes com dengue. Estamos reestruturando o Hospital da Polícia, que deve passar a ser administrado pela Sesa, para ampliar os leitos de atendimento. O governo do Estado construiu 18 novos leitos no Hospital São José para ampliar e qualificar a assistência aos pacientes graves. O Hospital Regional do Cariri está pronto para ser inaugurado. Estamos construindo Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, sendo que quatro estão prontas para serem inauguradas”.