Ivana Barreto é empossada nova superintendente da ESP-CE

4 de fevereiro de 2011 - 19:55

A Escola de Saúde Pública do Ceará tem nova superintendente.  A médica  Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto foi empossada nesta sexta-feira, 4, pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Doutora em Medicina na área de Pediatria pela Universidade de São Paulo em 2006, Ivana Barreto possui estágio pós-doutorado no departamento de Ciências da Educação na Universidade de Montreal no Canadá. Mestre em saúde pública, é professora-adjunta da Universidade Federal do Ceará, exercendo atividades na Faculdade de Medicina de Sobral, como docente no Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da UFC e do Módulo de Atenção Básica à Saúde. É membro também do quadro de docentes do mestrado em saúde pública da UFC.

Ivana Barreto publicou 16 artigos em periódicos especializados e 65 trabalhos em anais de eventos. Em 2007, em co-autoria com Luiz Odorico Andrade, publicou o livro “SUS passo a passo: normas, gestão e financiamento”. Possui mais seis capítulos de livros publicados, entre eles, “Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família, no Tratado de Saúde Coletiva da Hucitec, 2006.

A nova superintendente da ESP-CE atua na área de saúde coletiva e medicina, com ênfase em saúde da família, educação permanente em saúde e saúde materno-infantil. Em suas atividades profissionais interagiu com 41 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: saúde da família, educação permanente em saúde, políticas públicas, saúde materno-infantil, mortalidade infantil, promoção da saúde, ações básicas em hanseníase, autopsia verbal, saúde pública, atenção a saúde, atenção primária.

A ESP-CE é uma vinculada da Sesa. Tem a missão de contribuir para a excelência da atenção à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população do Ceará por meio do desenvolvimento de programas de formação e educação permanente dos profissionais de saúde, extensão e pesquisas sobre temas relevantes em saúde pública.