Indústrias definem hoje, 7, participação no combate à dengue

4 de fevereiro de 2011 - 20:55

Com a participação de pelo menos 150 empresários, a Federação da Indústria do Estado do Ceará fará nesta segunda-feira, 7, às 18h30min, uma reunião sobre a participação das indústrias nas ações de prevenção contra a dengue. Gestores e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado vão mostrar a situação de risco de epidemia de dengue no Ceará este ano. E mais importante: envolver a força da FIEC, com 40 sindicatos e 200 mil trabalhadores, nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A entidade é a mais nova integrante do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, formado agora por 22 instituições governamentais e não governamentais.

Com ações e ideias simples, o Comitê quer mobilizar grande número de trabalhadores das indústrias cearenses. Uma das ideias é a inclusão nas toucas utilizadas na rotina do trabalho das mulheres das indústrias de castanha a frase ?Dengue: se você agir, podemos evitar?, a mais nova campanha do Ministério da Saúde. Outra dica que a Sesa vai apresentar aos empresários é a colocação de adesivos, também com o tema da campanha, em todos os tapumes da construção civil. Uma terceira ideia é a fixação de adesivos com a campanha nos capacetes de proteção dos operários da construção civil. Tudo isso é reforço da prevenção e também responsabilidade social das indústrias.

O Ceará e mais 15 Estados, segundo indicadores do Ministério da Saúde, correm risco de epidemia este ano. Até agora, em 2011, foram confirmados 1.352 casos da doença no Estado, distribuídos em 78 municípios. Em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi confirmado o primeiro óbito deste ano. O paciente era um homem de 50 anos da idade.