Secretário fala para residentes sobre nova rede de assistência

27 de janeiro de 2011 - 17:28

Nos dias 31 deste mês e 2 de fevereiro a Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado, promove o “Curso inaugural da residência médica 2011”. Os residentes foram aprovados em processo de seleção dos programas de residência médica da rede pública estadual. Na abertura do curso,  às 9 horas do dia 31, segunda-feira, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, fará palestra sobre a política de expansão e melhoria da assistência especializada à saúde no Ceará, no auditório Ciro Gomes da ESP-CE, Avenida Antônio Justa, 3113.

Ele apresentará a nova rede, que com 21 policlínicas regionais, 18 novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e dois hospitais regionais, amplia e facilita o acesso a serviços e exames de média e alta complexidade, antes encontrados somente na capital. É o caso dos exames de ressonância magnética e da tomografia computadorizada. No Hospital Regional do Cariri, construído em Juazeiro do Norte e pronto para ser inaugurado – ver matéria “Estrutura adequada garante acesso e mobilidade no Hospital Regional do Cariri” , os aparelhos para garantir esses exames já estão instalados.  Arruda Bastos destacará ainda que, além da construção da nova rede de assistência no Interior, o governo do Estado ampliou a reformou os sete hospitais que integram a rede na capital e as outras unidades, como o Hemoce, o Centro Integrado de Hipertensão e Diabetes, o Instituto de Prevenção do Câncer, o Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen).

Após a palestra do secretário Arruda Bastos, a programação do “Curso inaugural da residência médica 2011” segue com uma mesa redonda, das 10 às 12 horas, com a participação dos coordenadores das comissões das residências médicas dos hospitais da rede pública estadual. O tema será “Conhecendo a comissão estadual de residência médica e a comissão nacional de residência médica”.