Estrutura adequada garante acesso e mobilidade no Hospital Regional do Cariri

26 de janeiro de 2011 - 16:30

Quem passa pelo trevo que une Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha é atraído pela grandeza e perfil de modernidade do Hospital Regional do Cariri. Mesmo antes de ser inaugurado, a placa de trânsito já sinaliza que ali está o HRC, o maior hospital público do interior do Estado, com 294 leitos – ver foto. São 27.126,47 metros quadrados de área total.

Em toda a obra é fácil perceber o cuidado e respeito às pessoas com deficiência e aos idosos. A calçada de acesso,que circula todo o HRC, é sinalizada para o deficiente visual andar com facilidade. No estacionamento, vagas exclusivas para os deficientes físicos e para idosos – ver fotos. Há rampas de acesso em vários ambientes.

Cortinas de vidros chamam a atenção nas quatro fachadas norte, sul, leste e oeste. Na fachada leste, a principal, que fica na Rua Catulo da Paixão Cearense, as cortinas de vidro começam desde o solo. No prédio com oito andares, elas também tomaram o lugar das paredes de tijolo ou concreto. Além de beleza e modernidade, o uso de vidros em diversas áreas do hospital tem o objetivo de favorecer a humanização, afirma o supervisor de obras da Secretaria da Saúde do Estado, Ricardo Montenegro. Ele explica que “as cortinas de vidro facilitam a comunicação e a integração dos pacientes com os profissionais de saúde e com o ambiente ao seu redor, neutralizando o isolamento fatal das estruturas tradicionais”.