Arruda Bastos leva ao Ministro da Saúde plano de controle da dengue

18 de janeiro de 2011 - 19:39

Às 15 horas desta quarta-feira, 19, o secretário da saúde do Ceará, Arruda Bastos, participa, em Brasília, de reunião sobre dengue no auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde. A reunião do ministro Alexandre Padilha é com os secretários de saúde de 16 Estados com maiores riscos de ocorrência de epidemia da doença este ano. O ministro já adiantou às secretarias estaduais que serão abordadas na reunião temas que servirão para estabelecer ações  para contenção de epidemias e diminuição do índice de mortes provocadas pela dengue. Arruda Bastos   levará ao ministro informações sobre a capacidade do Ceará no controle do mosquito Aedes aegypti, na assistência aos pacientes e ainda a situação dos estoques de insumos nos municípios. Tudo com base no plano de contingência, que define e prepara ações e estrutura para uma situação de surto epidêmico da doença.

No plano de contingência, que o secretário leva ao Ministério, está incluído um conjunto de ações de mobilização para despertar na população a responsabilidade coletiva na defesa da saúde e no desenvolvimento da consciência sanitária e ambiental. A escola e o esporte são destaques nessa mobilização. A Secretaria da Saúde do Estado quer através da paixão pelo futebol e outros esportes, como o vôlei e o basquete,  numa ação integrada com a Secretaria do Esportes, fazer a entrega de bolas aos alunos de escolas municipais em que nas casas não foram encontrados nenhum foco do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, na visita feita pelo agente de endemia. Ainda na área da educação, há mais dois objetivos e metas: distribuir via Secretaria de Educação do Estado 50 mil cartilhas ¨Dengue: ação e prevenção¨ nas escolas públicas e  implantar a coleta seletiva em 100% das escolas e universidades vinculadas ao Estado.

O Ceará em ação contra a dengue quer também, segundo o coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa, proporcionar a inclusão digital dos Agentes Comunitários de Saúde, com a implantação do registro eletrônico da visita domiciliar em áreas em que a infestação predial pelo mosquito esteja abaixo de 1% no mês de maio deste ano. A inclusão digital também contempla os supervisores de endemias, que trabalham no controle do Aedes aegypti nos municípios. O plano foi apresentado e discutido nesta terça-feira 18, com os representantes de 20 instituições que formam o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue.

Está prevista para a próxima segunda-feira, 24, às 9 horas, uma reunião do secretário Arruda Bastos com os secretários de cinco secretarias estaduais e dirigentes de outros órgãos do Estado para discutir a implantação do plano “Ceará em ação contra a dengue”. Entre as secretarias estão a Educação, Esportes, Turismo, Cidades e Segurança Pública, através do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Os outros órgãos, que farão parte do grupo interinstucional no combate à dengue são a Defensoria Pública, Cagece e a Superintendência de Meio Ambiente.

Ver matéria “Sesa e Sesc levam teatro ao comércio para alertar contra riscos da dengue