Vício de fumar é abandonado por 58% dos pacientes atendidos no HM

10 de janeiro de 2011 - 14:39

 

Em 2010, o Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana atendeu 342 pacientes que desejavam vencer o vício e conseguir parar de fumar. A boa notícia é que 58% dos participantes atingiram seus objetivos. A pneumologista Penha Uchoa, coordenadora do Programa, afirmou que o resultado obtido foi uma grande conquista. “Ficamos acima da taxa de abstinência anual relatada na maioria dos trabalhos científicos publicados pelos renomados especialistas da área”. Ela disse ainda que a conquista foi possível graças a um trabalho que associa abordagem comportamental e a combinação de medicamentos.

Desde que foi criado, em outubro de 2002, o Programa de Controle ao Tabagismo do HM já ajudou mais de 1.500 pacientes a abandonarem o vício. “Geralmente, os pacientes iniciam o processo de parar de fumar em torno da quarta semana do tratamento e passam a tomar medicamentos com orientação médica para aliviar os sintomas de abstinência”, explica a coordenadora do Programa.

 

Os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares compostas por médicos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social. Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica, onde são colhidas informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para revelar como está a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental, uso de antidepressivos e terapia de reposição nicotínica.

Serviço: Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana
Mais informações: 3101-4062

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana