Hospital Regional do Cariri se destaca pela arquitetura moderna

10 de janeiro de 2011 - 13:40

Quem passa pelo pelo trevo que une Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha é atraído pela grandeza e perfil de modernidade do Hospital Regional do Cariri. Mesmo antes de ser inaugurado, a placa de trânsito já sinaliza que ali está o HRC, o maior hospital público do interior do Estado, com 294 leitos. São 27.126,47 metros quadrados de área total. No alto das torres, a logomarca do HRC desenhada com vários tons de verde, também chama a atenção de motoristas e pedestres.

Cortinas de vidros chamam a atenção nas quatro fachadas norte, sul, leste e oeste.  Na fachada leste, a principal, que fica na Rua Catulo da Paixão Cearense, as cortinas de vidro começam desde o solo. No prédio com oito andares, elas também tomaram o lugar da paredes de tijolo ou concreto.  Além de beleza e modernidade, o uso de vidros em diversas áreas do hospital tem o objetivo de favorecer a humanização, afirma o supervisor de obras da Secretaria da Saúde do Estado, Ricardo Montenegro.  Ele explica que “as cortinas de vidro facilitam a comunicação e a integração dos pacientes com os profissionais de saúde e com o ambiente ao seu redor, neutralizando o isolamento fatal das estruturas tradicionais”.

hrc_2

Em toda a obra é fácil peceber o cuidado e respeito às pessoas com deficiência e aos idosos. A calçada de acesso,que circula todo o  HRC,  é sinalizada para o deficiente visual andar com facilidade. No estacionamento, vagas exclusivas para os deficientes físicos e para idosos. Há rampas de acesso em vários ambientes.

hrc_3

hrc_4

Serão assistidas no HRC 1 milhão e 400 mil pessoas da macrorregião do Cariri. Exames especializados, que hoje na rede pública só são realizados na capital, o HRC vai oferecer à população na própria região. É o caso da ressonância magnética  que atualmente apenas o Hospital Geral de Fortaleza realiza. Outro exame especializado que a população do Cariri terá acesso mais fácil é a tomografia computadorizada. No apoio ao diagnóstico e terapêutico, além da ressonância magnética e da tomografia computadorizada, serão oferecidos aos pacientes radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia, mamografia. O hospital conta com laboratórios de análises clínicas e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e ainda agência transfusional.

hrc_5

A população será atendida em diversas especialidades médicas, como a cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. O novo e maior hospital da região ainda terá serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria. O HRC também será referência em atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de recursos humanos na área de saúde no Estado, com capacidade para acolher dois residentes em cada especialidade e quatro internos.

O hospital teve as obras iniciadas em fevereiro de 2009. Está concluido. O investimento foi de R$ 110 milhões. Na gestão, o HRC adotará o modelo de Organização Social (OS). O modelo é o mesmo adotado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, que também tem gestão do ISGH, que, em 2002, tornou-se a primeira Organização Social de Saúde do Estado.