SAMU Ceará funciona com operação especial no Ano Novo

28 de dezembro de 2010 - 13:56

 

Os acidentes envolvendo motocicletas foram as principais ocorrências atendidas pelo SAMU Ceará 192 em 18 municípios cobertos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entre os dias 24 e 27 de dezembro. Com 28 chamadas, 19% do total, queda de moto foi a ocorrência mais atendida pelo SAMU Ceará no período, seguida de colisão de veículos, com 19 chamadas (13%) e agressões, com 12 chamadas (8%). O serviço foi acionado no período para atender 33 diferentes tipos de ocorrências e fez, no total, 145 atendimentos. A operação especial iniciada pelo SAMU Ceará 192 no dia 24 prossegue até o dia 1º de janeiro de 2011.

Sete ambulâncias novas estão sendo utilizadas na operação que o Polo 1 do SAMU Ceará 192 realiza durante as festas de final de ano. A operação dá prioridade às CEs 040 e 060 e cobre os 14 municípios do SAMU Litoral Leste mais 17 municípios do Maciço de Baturité e da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo são utilizadas 16 ambulâncias básicas, quatro UTIs móveis e duas motolâncias. Nos plantões atuarão 27 médicos, 10 enfermeiras, 30 técnicos de enfermagem, 50 socorristas, além de telefonistas e pessoas de apoio.

Para a operação, o SAMU Ceará 192 montou bases com uma UTI móvel e uma ambulância básica nos municípios de Caucaia e Pacatuba. Os municípios de Maranguape, Aracoiaba e Baturité têm uma ambulância básica cada um. Os municípios do Litoral Leste contam com duas UTIs móveis e 11 ambulâncias básicas. No Litoral Leste, a operação cobre os municípios de Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortim, Horizonte, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Ocara, Pacajus e Pindoretama.

Na Região Metropolitana de Fortaleza e Maciço de Baturité, os municípios cobertos são Caucaia, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Pacatuba, Pacoti, Palmácia e Redenção.

O Polo 1 do SAMU Ceará 192 está estruturando uma frota de 43 veículos, entre ambulâncias de resgate e UTIs móveis. Serão 29 veículos novos, que se somarão aos 14 já existentes no SAMU Litoral Leste. A cobertura do Polo 1 do SAMU Ceará 192 será de 2 milhões de habitantes de 41 municípios do Maciço de Baturité, litorais leste e oeste, e da Região Metropolitana de Fortaleza. A exceção é a capital, que tem SAMU municipal. A expectativa é de que já em janeiro todos os novos veículos estejam regularizados para o Polo 1 do SAMU Ceará entrar em plena operação.