Ceará forma 140 novos especialistas em enfermagem obstétrica

15 de dezembro de 2010 - 15:40

O Ceará encerra o ano de 2010 com o reforço de 140 novos especialistas em enfermagem obstétrica que darão maior qualidade ao parto e à assistência ao nascimento humanizado. Na terça-feira, 21 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Estado realiza no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, a partir das 16 horas, a solenidade de encerramento do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal, promovido em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e apoio do Ministério da Saúde.

Os 140 novos enfermeiros que iniciaram o curso em agosto de 2009 são todos de maternidades da rede pública de saúde dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Acaraú, Quixadá, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Camocim, Sobral, Tauá, Tianguá, Icó, Brejo Santo, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e de áreas indígenas dos municípios de Itarema, Acaraú, Pacatuba e Caucaia. Com a especialização, estão mais preparados para cuidar do pré-natal de baixo risco, do parto e pós-parto. E ainda atualizados e capacitados em urgências e emergências obstétricas e ao recém-nascido na sala de parto.

O coordenador do curso, o médico Garcia Neto, afirma que a especialização resolve a carência de enfermeiros obstetras nas salas de parto das maternidades. O resultado disso, observa ele, é qualidade da assistência às mães e bebês e consequentemente redução do número de óbitos maternos e infantis. No Ceará, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) caiu de 17,9 por mil nascidos vivos em 2006 para 16,2 em 2007 e 15,8 em 2008. Causas obstétricas evitáveis são as principais responsáveis pelas mortes maternas. Quando diagnosticadas precocemente, a hipertensão, hemorragia e infecção não resultam em óbito materno.