Comitê contra dengue discute redução de risco de epidemia em 2011

14 de dezembro de 2010 - 20:09

O Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue tem reunião marcada nesta quarta-feira, 15, das 9 às 12 horas, na Secretaria da Saúde do Estado, Avenida Almirante Barroso, 600. Na pauta, a situação atual da dengue no Ceará e o reforço integrado das ações de prevenção e controle da doença para diminuir o risco de epidemia no próximo ano. Segundo indicadores do Ministério da Saúde, 86 dos 184 municípios cearenses estão com riscos alto ou muito alto de epidemia em 2011 – ver matéria “Caravana da Dengue  vai estar no Cariri dia 17“.

Criado pela Sesa, o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue é formado por 20 instituições. São de diversas áreas para de forma integrada contribuir com ações de mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Entre elas, estão a Universidade Federal do Ceará,  a Universidade Estadual do Ceará, a Universidade de Fortaleza, a Defesa Civil do Estado, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, o Sesc, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Décima Região Militar, o Conselho Estadual de Saúde, a Pastoral da Criança, a Federação de Bairros e Favelas, a Câmara de Dirigentes Lojistas, a Federação dos Agentes Comunitários de Saúde.

Desde 1986 são notificados casos de dengue no Ceará. De lá para cá foram registradas quatro epidemias, nos anos de 1987, 1994, 2001 e 2008. Este ano, conforme boletim divulgado pela Sesa, foram confirmados 11.996 casos de dengue e 19 óbitos.