Implanon é inserido em 100 mulheres na próxima semana no César Cals

10 de dezembro de 2010 - 17:38

 

Na próxima semana, a Secretaria da Saúde prepara médicos de todas as regiões do Estado, no Hospital Geral Dr. César Cals, para a utilização do Implanon, método contraceptivo de planejamento familiar especial. O ¨Curso de aperfeiçoamento em assistência integral à saúde da mulher¨ começa segunda-feira, 13, e só termina na quinta-feira, 16, das 8 às 17 horas. É a primeira vez que o implanon é disponibilizado na rede pública do Estado.     

O implanon é um pequeno e fino bastão do tamanho de um palito de fósforo, inserido embaixo da pele do braço da mulher que previne a gravidez. Pelo menos durante três anos a mulher não engravida, evitando gravidez de risco, indesejada e, principalmente o óbito materno. Com o implanon, diariamente é liberada na corrente sanguínea as doses necessárias de etonogestrel para inibir a ovulação, evitando a gravidez.

Ao mesmo tempo que atualizam os médicos, com exceção da segunda-feira, portanto de terça a quinta-feira, serão inseridos o implanon em 100 mulheres no Hospital Dr. César Cals. O ginecologista e obstetra, Garcia Souza Neto, responsável pela atenção à saúde da mulher da Sesa, afirma que a inserção é rápida, dura apenas dois minutos,  não é dolorosa. Ele lembra que o implante contraceptivo não protege contra Aids ou qualquer outra doença sexualmente transmissível, chamando a atenção para o uso  de preservativos.  

Garcia Neto destaca que o objetivo principal da Secretaria da Saúde do Estado em adotar o implanon é reduzir a mortalidade materna. ¨A meta em reduzir em 50% a taxa de mulheres que morrem no parto consiste num grande desafio. A taxa ainda é alta no nosso Estado¨. Em 2007 foram registrados 105 óbitos e em 2008 foram 99 óbitos.