Arruda Bastos fala sobre gestão a pós-graduandos de medicina

1 de dezembro de 2010 - 18:05

A Faculdade Christus abre nesta sexta-feira, 3 de dezembro, o curso de pós-graduação em Medicina com palestra do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele vai falar sobre Gestão da Saúde no Ceará. A palestra será realizada no Campus Dom Luis da Faculdade Christus, na Avenida Dom Luis, 911, Aldeota, a partir das 19 horas.

A pós-graduação em Medicina da Faculdade Christus terá duas turmas de 30 alunos para dois cursos com duração de 18 meses. O curso de Auditoria e Gerenciamento de Saúde Pública e Privada objetiva a formação de gestores e auditores para atuar em sistemas de saúde e hospitais.  O curso de Perícia e Auditoria Multiprofissional em Saúde vai capacitar médicos e outros profissionais de saúde para atuar em auditorias e perícias médico-legais em sistemas de saúde pública e planos de saúde.

O Ceará tem registrado avanços significativos em gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). No lado do financiamento do SUS, o grande destaque são os fortes investimentos na infraestrutura de saúde, que faz o Ceará avançar em uma das estratégias do Programa Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (HumanizaSUS), lançado em 2003 pelo Ministério da Saúde, quando propõe enfrentar as graves lacunas quanto ao acesso aos serviços e à atenção integral à saúde.

A decisão do Governo do Estado de ampliar e melhorar a assistência e o acesso à saúde vai acrescentar à rede pública 21 policlínicas regionais, os dois hospitais regionais nas regiões do Cariri, já em fase de conclusão, e no Norte, em construção em Sobral, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todas as regionais do Ceará e 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Além das novas obras no interior, os sete hospitais e unidades estão ampliados e reformados (HGF, Albert Sabin, Hospital de Messejana, Hospital Mental de Messejana, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital São José, Hospital César Cals, Lacen, Hemoce, CIDH e IPC).

Para garantir que os investimentos na infraestrutura de saúde produzam os resultados esperados, a Sesa promove também inovações nos modelos de gestão da rede de assistência, com a implantação dos consórcios microrregionais de saúde, constituídos nas 21 microrregiões de saúde do Ceará, que serão responsáveis pela gestão das policlínicas e CEO. O Hospital Regional do Cariri (HRC) adotará o modelo de Organização Social (OS), já experimentado e aprovado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara.

Todas essas serão experiências aprovadas na rede de unidades da Sesa e servirão como referências para a definição do modelo de gestão das futuras unidades hospitalares que expandirão a rede de assistência à saúde no Ceará: o Hospital Regional da Zona Norte, que será entregue à população no primeiro semestre de 2011, o hospital de urgência e emergência que será construído na Região Metropolitana de Fortaleza, que já tem terreno doado pela Arquidiocese, o hospital que será adquirido pelo Governo do Estado, em Fortaleza, para a assistência terciária, e o hospital regional do Sertão Central, cujos estudos de implantação foram iniciados pela Secretaria da Saúde do Estado.