No Cariri, Arruda Bastos fala do HRC e da nova rede de assistência

29 de novembro de 2010 - 14:00

 

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, participa nesta segunda-feira, 29 de novembro, da terceira reunião do programa Aprece Itinerante, que a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) realiza em Juazeiro do Norte, das 8 às 17 horas, no Hotel Verdes Vales. Ele fala para prefeitos e secretários municipais de saúde dos 44 municípios integrantes da Frente Municipalista do Sul do Estado do Ceará, conhecida como Frente Sul, sobre a a situação atual da saúde no Ceará e sobre a nova estrutura de assistência que está sendo construída para atender a população de toda o Cariri. Entre os temas relacionados para o debate entre o secretário Arruda Bastos e os gestores municipais estão o acesso aos serviços de saúde de alta e média complexidade, funcionamento das centrais de regulação do SUS, financiamento da saúde e funcionamento do Hospital Regional do Cariri, que será inaugurado no dia 10 de dezembro, em Juazeiro do Norte, com a presença do governador Cid Gomes e do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Durante a reunião serão realizadas, ainda, oficinas sobre “A metodologia da nova Lei da Cota Parte do ICMS no Ceará” ministrada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE); Gestão Municipal Ambiental, Diário Oficial Eletrônico dos Municípios e Necessidade da Implementação da Lei Geral Municipal, ministradas por Técnicos da Aprece. O programa Aprece Itinerante tem como objetivo a interiorização de suas ações de forma regionalizada, tomando por base as associações regionais de municípios e os núcleos regionais da Aprece, para discutir temas de interesse dos municípios e seus gestores, levantar demandas, expectativas e sugestões. Ao final de cada reunião é aprovada pelos prefeitos participantes uma carta de reivindicação a ser apresentada às instituições.

Participam da Frente Sul os municípios de Abaiara, Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antoniona do Norte, Araripe, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Carius, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Iço, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre.