Arruda Bastos recebe dia 27 Comenda Sindical Médica

26 de novembro de 2010 - 13:11

O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, recebe neste sábado, 27, às 20 horas, a Comenda Sindical Médica 2010, que será entregue pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará. A Comenda Sindical Médica foi instituída no final de 1998, com a finalidade de homenagear, anualmente, profissional que tenha se destacado, tanto na área de saúde, como na defesa da categoria. A festa de solenidade de entrega será no Fiestas Buffet.

Outro homenageado com a Comenda Sindical Médica é o médico Iran de Carvalho Rabelo, fundador do Hospital Geral de Fortaleza, onde ainda hoje exerce atividades como médico internista do Serviço de Clínica Médica do HGF, o maior hospital da rede estadual de saúde. Na ocasião, será prestada ainda homenagem póstuma aos médicos Felipe Sidrião e Mary Ann Castelo Branco Arruda, falecidos recentemente.

Perfis

Natural de Fortaleza e de família tradicional de Baturité, Raimundo José Arruda Bastos é formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, em 1979, com especialização em oncologia, saúde pública, administração hospitalar, gestão em saúde, e medicina do trabalho. É concursado da Secretaria de Segurança Pública desde 1982, lotado na Polícia Militar do Ceará.
Além de funções na gestão, a exemplo de diretor do Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará – 2005 a 2006, diretor da rede de clínicas Prontoclínica desde 1986, e chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar, se destaca na atuação sindical. Ele foi diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará de 2006 a 2009.

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, José Iran de Carvalho Rabelo é médico fundador do Hospital Geral de Fortaleza, onde ainda hoje exerce atividades como médico internista do Serviço de Clínica Médica. No HGF foi chefe do Serviço de Clínica Médica, Coordenador da Residência Médica, Diretor do Corpo Clínico, membro da Comissão de Ética, presidente do CCIH e da Comissão de Prontuários Médicos.Atualmente é membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGF. É coordenador do Comitê para o Uso Racional de Antimicrobianos da Sesa.