Albert Sabin e César Cals facilitam a doação de leite materno

16 de novembro de 2010 - 17:58

O trabalho no banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals não pára. Começa logo cedo, às 7 horas da manhã e vai até às 7 horas da noite. Uma rotina que se estende durante todos os dias da semana. Tudo isso para garantir leite para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva neonatal do César Cals. É assim também no banco de leite do Hospital Infantil Albert Sabin. Tudo é facilitado para as mães que querem doar. Até a ligação telefônica é gratuita. Através do 08002804169 as mães podem doar leite e ajudar a salvar vidas de bebês que estão internados na UTI do Hospital Albert Sabin. Atualmente, o banco está com reduzido estoque, precisando de mães doadoras.   
No Hospital César Cals há 13 mães doadoras de leite, o que tem permitido uma situação estável para os 53 bebês da UTI e Unidade de Médio Risco. A quantidade ideal de 10 litros diários de leite tem sido alcançada, mas, de acordo com Célia Cardoso, enfermeira do Banco de Leite, a doação é uma necessidade constante e não pode parar, especialmente no período das festas de fim de ano e férias. O mesmo apelo é feito pela coordenadora do banco de leite do Albert Sabin. Segundo ela, “a procura aumenta no período de fim de ano e lamentavelmente a oferta diminui porque todo mundo fica envolvido nas festas de natal e ano anono”.

No último mês de outubro, no César Cals, foram coletados 190 litros de leite, pasteurizados 195 litros e 169 litros  distribuídos, considerando a distribuição interna e externa para outros hospitais. Esses valores só foram possíveis por causa de atitudes como a de Ana Paula da Silva Batista, mãe de Iana Mirla Batista Santos Coutinho, que nasceu no dia15 de outubro desse ano. Ana Paula conta que logo que chegou em casa, percebeu que tinha leite sobrando e para não estragar ela passou a doar. “Mesmo doando, eu tenho leite suficiente. No último mês, a Iana já ganhou mais de um quilo. Então, o leite doado não está fazendo falta”, ressalta satisfeita a doadora.

Para doar, basta ligar para o número 0800 286 5678, que o Hospital Geral César Cals manda até à casa da doadora uma equipe para coletar os fracos de vidros com leite humano. Há mais de dois anos é a maneira mais fácil para fazer a doação. A ligação é gratuita e, por meio dela, as mães também podem tirar as dúvidas mais frequentes, com orientações e esclarecimentos em relação ao aleitamento materno ou problemas com a amentação.

O Hospital conta ainda com um automóvel, de fácil identificação que vai até à casa da doadora para realizar a coleta, implementando as ações dos serviços de aleitamento materno. De acordo com Rejane Santana Brito, coordenadora do Banco de Leite, o carro é utilizado para as visitas domiciliares da equipe, possibilitando a realização de um acompanhamento mais próximo da saúde mãe, além das orientações e dicas para o procedimento correto na hora de fazer a ordenha em casa e guardar o leite.