Sesa vacina neste sábado contra meningite e pneumonia

11 de novembro de 2010 - 14:46

 

A Secretaria da Saúde do Estado vai funcionar com um posto de vacinação, neste sábado, 20 de novembro, Dia de Mobilização Estadual da segunda etapa da estratégia de vacinação de crianças menores de 2 anos com a vacina pneumocócica 10 valente e meningocócica C conjugada, que protegem contra pneumonia e meningite. A Sesa fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.
A vacinação acontecerá nos 184 municípios do Estado, das 8 às 17 horas, em 1.692 postos fixos e 20 mil postos volantes, envolvendo 30 mil pessoas e 10 mil veículos terrestres. Devem ser vacinadas 267.354 crianças. Neste sábado os jovens, com até 19 anos, também podem ser vacinados contra hepatite B. Para os trabalhadores da saúde, será oferecido nos postos a vacina contra a Influenza A (H1N1). As gestantes também serão imunizadas contra a gripe A.

A mobilização para a primeira etapa da vacinação contra pneumonia e meningite aconteceu em setembro. A Sesa recebeu do Ministério da Saúde e distribuiu com os municípios as doses da vacina anti-pneumocócica 10-valente. A vacina protege contra a bactéria Streptococcus pneumoniae, o pneumococo, causador de doenças pneumocócicas invasivas, como a meningite e a pneumonia. É a primeira vez que a vacina está disponível na rede pública. O Ceará é um dos 10 estados brasileiros participantes de uma investigação financiada pelo Ministério da Saúde para avaliar o impacto da vacina anti-pneumocócica 10-valente e verificar a efetividade na prevenção de doença invasiva. Este ano, o Ministério da Saúde incluiu a vacina no calendário básico de vacinação da criança.

O pneumococo é uma bactéria gram-positiva que tem 90 sorotipos imunologicamente distintos de importância epidemiológica mundial das doenças pneumocócicas. No Brasil, no período de 2000 a 2008, a média anual de meningite pneumocócica foi de 1.218 casos, o que representa aproximadamente 11% dos casos de meningite bacteriana registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Nesse mesmo período, a incidência média anual foi de 0,7 casos por 100 mil habitantes e a letalidade média foi de 30%.

Considerando o grupo de crianças menores de dois anos, a incidência média anual de meningite foi de 5,9 casos por 100 mil habitantes. Para os menores de um ano, a incidência média anual foi de 9,5 casos por 100 mil habitantes. A letalidade média para essas duas faixas etárias foi de 33% e 34%.

No período de 2000 a 2008, ocorreram no país 7.129.291 internações por pneumonias, sendo 45% em menores de cinco anos. O pneumococo vem se apresentando como o principal causador de infecções em recém nascidos e em crianças até dois anos de idade. É responsável por 45% das pneumonias adquiridas na comunidade. É também responsável por otites, sinusites, meningites e becteremias na infância. Responde por 17% dos casos de pneumonia em crianças nos países em desenvolvimento e por 70% dos casos de doenças invasivas em menores de dois anos.