Curso atualiza médicos pediatras sobre tratamento da dengue

11 de novembro de 2010 - 13:58

Estão abertas até o dia 16 de novembro as inscrições para a segunda turma do Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica e Acompanhamento dos Casos Clínicos de Dengue Clássico e Hemorrágico, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado e destinado a médicos pediatras ou que atuem na pediatria dos 34 hospitais polos das 21 microrregiões de saúde do Estado. As inscrições para as 50 vagas oferecidas devem ser feitas com o envio por fax das fichas de inscrições disponíveis nos próprios hospitais, para a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), pelo número (85) 3101.1400. Será garantida hospedagem para os participantes que não residam na Região Metropolitana de Fortaleza.

O curso será realizado em Fortaleza, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, de 17 a 19 de novembro, a partir das 8 horas. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos envolvidos na compreensão e comportamento epidemiológico, das atividades de controle e do tratamento da dengue. O primeiro curso foi realizado de 20 a 22 de outubro para médicos que atuam nos hospitais, unidades básicas de saúde, Programa de Saúde da Família (PSF) dos municípios de 11 microrregiões de saúde. Uma terceira turma participará do curso do dia 22 ao dia 24 de novembro.

A realização do curso sobre dengue para médicos e enfermeiros faz parte da estratégia da Secretaria da Saúde do Estado para o controle da doença em 2011. O Ceará foi incluído pelo Ministério da Saúde entre os 10 Estados com os maiores riscos de enfrentar epidemia da doença no primeiro semestre. Por isso, a Caravana da Dengue do Ministério da Saúde chega ao Estado no dia 17 de novembro. O ministro José Gomes Temporão se reúne com o governador Cid Ferreira Gomes, o secretário da Saúde, Arruda Bastos, e os prefeitos municipais no próximo, às 11 horas, no auditório do Palácio Iracema,quando apresentará a situação da dengue no país e no Ceará, mobilizando os gestores para a intensificação das ações de controle da doença antes da chegada do período chuvoso, que no Ceará ocorre historicamente de fevereiro a maio.

Este ano, até a última sexta-feira, 12, o Ceará tem 10.774 casos confirmados de dengue em 117 municípios. Há 16 óbitos confirmados, sendo cinco de dengue hemorrágica e 11 de dengue com complicação.  A cada ano aumenta, conforme destaca o boletim da Sesa, o número de casos da doença acometendo crianças e adolescentes. A média de idade dos pacientes caiu de 38 anos em 2001 para 18 anos em 2008.

Critérios de risco

Segundo o Ministério da Saúde, os 10 Estados que correm risco muito alto de epidemia são: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe. Para definir o grau de risco, o Ministério utiliza a ferramenta “Risco dengue”, que consiste em cinco indicadores, sendo três de saúde, 1 ambiental e outro demográfico. Os critérios, circulação do vírus, incidência da doença entre 2000 e 2010, números de infestação do mosquito Aedes aegypti, somados a indicador de densidade demográfica e dados sobre abastecimento de água e coleta de lixo, são usados para identificar melhor as áreas com maior chance de desenvolver uma epidemia. Com esse trabalho, o objetivo é antecipar as medidas de combate à doença, especialmente ao mosquito transmissor.