Prova de seleção para Hospital Regional do Cariri será domingo, 14

9 de novembro de 2010 - 18:24

Serão aplicadas neste domingo, 14 de novembro, as provas da seleção para o preenchimento das 994 vagas de níveis superior, médio e fundamental oferecidas pelo Hospital Regional do Cariri, com inauguração já marcada pelo Governo do Estado para o dia 10 de dezembro. O processo seletivo organizado pelo Instituto Cidades recebeu 12.291 inscrições. Os candidatos farão as provas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, nos períodos da manhã e da tarde, de acordo com o cargo a que o candidato concorre (veja quadros abaixo). Serão aplicadas provas objetivas para os cargos de nível superior e nível médio e provas objetivas e discursiva para os cargos de gestão. Os candidatos classificados serão convocados por meio de edital para a entrega dos Títulos após a divulgação da correção das provas objetivas e discursiva. Serão convocados três vezes o número de vagas. Para as categorias que tenham até 4 vagas serão convocados 15 candidatos.

banner_hrc4

O Presidente Luis Inácio Lula da Silva já confirmou presença na inauguração do Hospital Regional do Cariri. Com 294 leitos, o HRC foi construído pelo governo do Estado para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade. O HRC fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, estrategicamente entre os municípios de Barbalha e Crato para facilitar o acesso à população de 1,3 milhão de habitantes dos 41 municípios da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá. O HRC é um hospital de grande porte, com 27.126,47 metros quadrados de área construída.

banner_hrc8

Exames especializados, que hoje na rede pública são realizados somente na capital, o HRC vai oferecer à população na própria região. É o caso da ressonância magnética que atualmente apenas o Hospital Geral de Fortaleza realiza. Outro exame especializado que a população do Cariri terá acesso mais fácil é a tomografia computadorizada. “Isso significa fortalecer a regionalização, descentralizar os serviços e garantir na prática a equidade”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. No apoio ao diagnóstico e terapêutico, além da ressonância magnética e da tomografia computadorizada, serão oferecidos aos pacientes radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia, mamografia. O hospital conta com laboratórios de análises clínicas e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e ainda agência transfusional.

banner_hrc_lateral

A população será atendida em diversas especialidades médicas, como a cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. O novo e maior hospital da região ainda terá serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria. O HRC também será referência em atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de recursos humanos na área de saúde no Estado, com capacidade para acolher dois residentes em cada especialidade e quatro internos.

banner_hrc4

O hospital teve as obras iniciadas em fevereiro do ano passado. O investimento foi de R$ 96 milhões, recursos 100% do Tesouro do Estado. Desse total, R$ 65 foram investidos em obras e R$ 31 milhões na aquisição de equipamentos. Os profissionais aprovados na seleção pública, de responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades, serão treinados para o manuseio dos equipamentos com tecnologia moderna. Em seguida, serão implantadas as rotinas e protocolos de atendimento e os procedimentos operacionais padrões para o funcionamento do hospital.

Na gestão, o HRC adotará o modelo de Organização Social (OS). O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), entidade sem fins lucrativos, será responsável pela administração do Hospital Regional do Cariri, com base em Contrato de Gestão firmado com o Governo do Estado. O modelo é o mesmo adotado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, que também tem gestão do ISGH, que, em 2002, tornou-se a primeira Organização Social de Saúde do Estado.

LOCAL DAS PROVAS

Juazeiro do Norte:

– Faculdade Leão Sampaio
– E.E.M. Governador Adauto Bezerra
– E.M.E.F. Lili Neri
– CERE Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva
– E.E.F. Demostenes Ratts Barbosa
– E.E.F. Dr. Edvard Teixeira Ferrer
– Universidade Regional do Cariri – URCA
– E.E.F.M. Presidente Geisel Polivalente

Fortaleza:

– Faculdade de Educação – UFC