Arruda Bastos destaca importância da tecnologia para a saúde

8 de novembro de 2010 - 14:20

O Polo de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia da Saúde no Estado do Ceará. Este é o tema da apresentação que o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, faz nesta segunda-feira, 8 de novembro, 16h30min, no primeiro dia do I Workshop Internacional de Gestão do Conhecimento e Inovação em Saúde – Experiências Brasil e Canadá. Ele falará sobre o processo de implantação, os objetivos e as perspectivas da Unidade da Fiocruz no Ceará. O evento, que tem o apoio da Sesa, é realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ripass e Abrasco, até amanhã, terça-feira, no hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles.

Na abertura, hoje pela manhã, Arruda Bastos lembrou das ações e iniciativas da Sesa de 2007 para cá relacionadas à tecnologia e ciência com o foco de promover mais saúde e inclusão. Entre elas, a criação do Comitê Estadual para apoiar e implantação da Unidade da Fiocruz, através de decreto do governador Cid Gomes, em 2008, presidido pelo secretário. Um ano antes, em 2007, foi criado o Núcleo de Ciência e Tecnologia dentro da nova Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde O secretário resgatou ainda a criação da CATS (Comissão de Avaliação das Tecnologias em Saúde para normatizar e ampliar a utilização e incorporação da tecnologia em saúde) e do Comitê Estadual de Ética para avaliação de pesquisas.  Destacou ainda a criação dos NATS (Núcleo de Avaliação da Tecnologia em Saúde).

¨Tecnologia e saúde estão juntas, sim. Essa história vai dar samba. E o nesse resultado a Fiocruz não vai fazer pelo Estado, vai fazer com o Estado¨, declarou o vice-presidente da Fiocruz, Carlos Gadelha, na abertura do Workshop internacional, enfatizando que a construção da agenda é coletiva. A aplicação do conhecimento na geração de produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS) de modo a evitar a importação de insumos e ampliar a sua base de cobertura territorial faz parte de uma estratégia do país. A iniciativa consubstancia o Programa Mais Saúde: estratégia do setor saúde para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que prevê nas ações da Fiocruz orçamento de R$ 1.016.930.000,00 no Programa Plurianual (PPA) e R$ 1.868.890.608,00 para expansão.

Os recursos são destinados à implantação do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e à estruturação de cinco novas unidades da Fiocruz (RO, PI, CE, MS, PR). Vão financiar também a implantação de biotérios para atender às demandas de ciência e tecnologia em saúde, o aumento da produção de medicamentos pelos laboratórios oficiais e o atendimento a 80% das necessidades do Programa Nacional de Imunizações, envolvendo o domínio do ciclo tecnológico das vacinas do PNI.

O Ceará faz parte do Programa Mais Saúde incluído no PAC com de investimento de R$ 25 milhões na unidade da Fiocruz a ser implantada em 11,4 hectares no Eusébio, ao lado de 50 hectares para um Polo Tecnológico em Saúde com empresas privadas que desenvolvem produtos de inovação na área de biotecnologia. O workshop será aberto às 9h com a conferência do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha – O papel da Fiocruz na gestão do conhecimento e inovação em Saúde no Brasil -, coordenada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira.

Em junho de 2008 o titular da Secretaria da Saúde do Estado, por decreto do Governador Cid Ferreira Gomes, assumiu a presidência do Comitê de Instalação da Unidade da Fiocruz no Ceará. O trabalho de mobilização foi focado nos três eixos de abrangência da Unidade no Estado:  desenvolvimento de um pólo de indústria farmacêutica, produção e inovação de tecnologia em saúde e o fortalecimento da atenção básica em saúde.

Na área de ensino, está definido que a unidade da Fiocruz atuará na formação de professores na área da saúde da família, com a oferta de cursos de mestrado e doutorado. O curso de mestrado deverá abrir cinco turmas de 20 alunos, a partir de 2011. O projeto do mestrado, que adotará o modelo de rede, reunindo as universidades federais do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Vale do Acaraú (UVA).

No workshop, Brasil e o Canadá – dois países que possuem uns dos maiores sistemas de saúde pública no mundo – vão dialogar e trocar experiências. Na terça-feira, às 9h, a apreciação dos Modelos de Institucionalização das Ações de Avaliação e Incorporação das Tecnologias de Saúde (ATS), com a coordenação de Moisés Goldbaum (Fiocruz), enfoca a Institucionalização da avaliação, com palestra de Jean-Louis Denis, da Universidade de Montreal; Pascale Lehoux, da Universidade de Montreal aborda o tema Modelo de Agência de ATS, e Vânia Canuto Santos – DECIT-MS a Situação atual e perspectiva da ATS no Brasil. Cláudio Maierovitch, diretor da Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (CITEC), fala de Iniciativas recentes de articulação das ações de C&T com a inovação.

Está prevista para as 11h30 a Mesa Cooperação Brasil-Canadá, com relato da Experiência do Memorando de Entendimento entre Brasil e Canadá a cargo de Félix Rigoli (OPAS/Representação Brasil). Mauro Oliveira, do Centec, fala do Lariisa – Uma plataforma inteligente de governança para a tomada de decisão em sistema de saúde, e Hudson Pacífico, da Universidade de Montreal, sobre o tema Organização do Livro Coletivo: Gestão do Conhecimento e Inovação em Saúde a Experiência do Brasil e Canadá.

Às 14h30 será realizada reunião da Comissão de C&T da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), coordenada por Luiz Eugênio Portela de Souza (UFBA), seguida, às 14h30, de Reunião da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Avaliação em Sistemas de Saúde (RIPASS), coordenada por Ivana Barreto (UFC).