Oncologista, Arruda Bastos vai à Caminhada Rosa contra câncer de mama

5 de novembro de 2010 - 16:21

Com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, a II Caminhada Rosa será realizada neste domingo, 7 de novembro, na Avenida Beira Mar, com concentração a partir das 7 horas, e marca o encerramento da programação do Outubro Rosa 2010. Em Fortaleza, o movimento está na segunda edição, promovendo diversas atividades educativas e interativas desde o início do mês de outubro, com o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama e fortalecer a importância do diagnóstico precoce e acesso de qualidade ao tratamento.

Um trio elétrico vai acompanhar a caminhada, que terá como atração a cantora Rafaella Manville para divulgar o alerta entre as mulheres sobre os perigos da doença. Para reafirmar o apoio da Secretaria da Saúde do Estado ao movimento, o secretário Arruda Bastos confirmou presença na caminhada. O Outubro Rosa Fortaleza 2010 vem promovendo palestras, atos públicos e manifestações que iluminam com a cor rosa monumentos, prédios públicos e privados, shoppings, entre outros, chamando a atenção da população para o tema.

Câncer de Mama: Sem Investimento não há tratamento. Esse é o slogan do Movimento Outubro Rosa 2010, iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). A entidade alerta, principalmente, para a necessidade de realizar exames preventivos a fim de ter o diagnóstico precoce. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 10 mil mulheres morrem em decorrência do câncer de mama por ano no País. O INCA estima em 49 mil casos novos por ano.

O Movimento Outubro Rosa surgiu há mais de 10 anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia. O mês foi escolhido para reforçar a luta contra o câncer de mama, um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença.

Mais informações sobre câncer de mama, clique aqui.