No horário noturno Centro do Meireles já realizou mais de 1.700 atendimentos

3 de novembro de 2010 - 18:23

 

O Centro de Saúde Meireles, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, está completando neste mês de novembro 1 ano de funcionamento também no expediente noturno para garantir atendimento aos trabalhadores e trabalhadoras que durante o dia não têm tempo de cuidar da saúde. O expediente, que começa às 17 horas, vai até às 21 horas para permitir que antes de se deslocarem para suas residências após um dia de trabalho, homens e mulheres procurem assistência médica, sejam vacinados e façam exames para prevenir e tratar doenças. De novembro do ano passado para cá foram realizados 1.763 atendimentos e 1.350 exames no horário noturno. O centro fica na av. Antonio Justa, 3113. O número do telefone é 3101.1446.

 
Além de clínica médica, quem procura atendimento noturno no Centro de Saúde do Meireles tem acesso a médico urologista, ginecologista, cardiologia. Integram ainda a equipe de profissionais  bioquímicos, farmacêuticos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e agentes administrativos. Exames laboratoriais e dispensação de medicamentos realizados também no horário noturno. No setor de imunização são oferecidas a vacina contra hepatite B, febre amarela, tétano e difteria (DT), e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Nesses 12 meses de atendimento noturno, contribuimos, através de centenas de  diagnósticos precoces, especialmente de hipertensão, diabetes e próstata, para evitar agravamento de muitas doenças, afirma Ana Célia Gazelli, gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem no Centro de Saúde do Meireles. Segundo ela, ¨o melhor resultado do primeiro ano de funcionamento à noite está na satisfação dos usuários, que além da facilidade de acesso receberam atendimento humanizado, focado na promoção da saúde e da vida¨.

Embora as mulheres sejam acolhidas no horário noturno do Centro de Saúde do Meireles, o foco  é a saúde do homem como ação estratégica da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, instituída pela Portaria Nº 1.944 de agosto de 2009. Sempre que se fala em saúde do homem a associação é imediata às doenças da próstata. Mas, na análise de saúde feita pela Sesa, o homem, no Ceará, em 2008, morreu mais de AVC ( Acidente Vascular Cerebral), seguido de infarto, homicídio, acidente de trânsito, suicídio e em sexto lugar vem o câncer de próstata.

Entre os fatores que contribuem para o quadro de morbimortalidade masculina aparece em primeiro lugar a demora na busca de atendimento por preconceito, seguido de medo dos efeitos colaterais das medicações na sexualidade. Daí um dos principais motivos do funcionamento do Centro de Saúde do Meireles no expediente noturno, facilitando o acesso e acabando com o argumento da falta de tempo. Ainda segundo a análise de situação de saúde do homem realizada pela Sesa os fatores de risco associados às doenças, os mais frequentes são o fumo, obesidade, consumo de bebidas alcoolicas, vida sedentária, estresse.

 

graficos