Arruda Bastos recebe Comenda Sindical Médica

29 de outubro de 2010 - 16:18

O Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará reconheceu em Raimundo José Arruda Bastos, Secretário da Saúde do Estado, um dos destaques na área da saúde no ano de 2010. Arruda Bastos e José Iran de Carvalho Rabelo, médico clínico do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), serão os homenageados deste ano, com a Comenda Sindical Médica 2010. A escolha foi feita pelos diretores do SIMEC, em reunião realizada na última quarta-feira, 27 de outubro.

A Comenda Sindical Médica foi instituída pelo Sindicato dos Médicos no final de 1998, com a finalidade de homenagear, anualmente, um profissional que tenha se destacado, tanto na área de saúde, como na defesa da categoria. A festa de solenidade de entrega da Comenda Sindical Médica está marcada para o próximo dia 27 de novembro, no Fiestas Buffet. Na ocasião, será prestada homenagem póstuma aos médicos Felipe Sidrião e Mary Ann Castelo Branco Arruda, falecidos recentemente.

Perfis

Natural de Fortaleza e de família tradicional de Baturité, Raimundo José Arruda Bastos é formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, em 1979, com especialização em oncologia, saúde pública, administração hospitalar, gestão em saúde, e medicina do trabalho. É concursado da Secretaria de Segurança Pública desde 1982, lotado na Polícia Militar do Ceará.

No perfil, além de funções na gestão, a exemplo de diretor do Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará – 2005 a 2006, diretor da rede de clínicas Prontoclínica desde 1986, e chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar, destaques na atuação sindical. Ele foi diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará de 2006 a 2009.

Filiado ao PCdoB desde 2004, Arruda Bastos tem também política na sua história. Foi suplente de deputado estadual, pelo PDT, em 1990, suplente de vereador de Fortaleza em 1992. e ainda candidato a vice-governador do Ceará em 2002 e a vice-prefeito de Fortaleza em 2004.

Arruda Bastos, filho de Raimundo César Bastos (in memorian) e Maria de Lourdes Arruda Bastos, é casado com Marcília Alves Cordeiro Bastos, com quem tem quatro filhos – Bruno, Lia, Lívia e Lilia.

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, José Iran de Carvalho Rabelo é médico fundador do Hospital Geral de Fortaleza, onde ainda hoje exerce atividades como médico internista do Serviço de Clínica Médica. No HGF foi chefe do Serviço de Clínica Médica, Coordenador da Residência Médica, Diretor do Corpo Clínico, membro da Comissão de Ética, presidente do CCIH e da Comissão de Prontuários Médicos.

Atualmente é membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGF. Exerce a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Ceará. É Vice-Presidente da Associação Cearense de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar, membro da Associação Brasileira de Profissionais no Controle da Infecção e Epidemiologia Hospitalar e da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia. É coordenador do Comitê de Clínica Médica e do Comitê para o Uso Racional de Antimicrobianos da Secretaria da Saúde do Estado.