Peter Pan e Albert Sabin inauguram Centro Pediátrico do Câncer

26 de outubro de 2010 - 20:43

Levar esperança aos corações dos familiares e humanizar o tratamento às crianças com câncer. Esses são os principais objetivos do Centro Pediátrico do Câncer, nova unidade construída em parceria entre o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e a Associação Peter Pan (APP), que será inaugurada no próximo dia 27, às 18h30min, na Avenida Alberto Montezuma, 350, Vila União.

Composta por uma área de 3.270 m², a nova estrutura custou cerca de R$ 7,5 milhões e oferece 71 leitos, entre eles, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), salas de quimioterapia, enfermaria, consultórios médicos, brinquedoteca, projeto ABC + Saúde e atendimento psicológico. Outros serviços hospitalares, a decoração temática e os jardins e parques reforçam a filosofia de atendimento humanizado proposta pela Associação Peter Pan.

De acordo com Olga Maia, presidente da APP, a conclusão das obras do novo Centro Pediátrico do Câncer vai trazer grande melhoria no atendimento do Hospital. Segundo ela, isso foi possível graças aos patrocinadores e parceiros, que apostam em um mundo melhor através do amor ao próximo. “Juntos, nós podemos sempre mais”, ressalta.

O centro terá capacidade de atendimento integral, redução significativa do índice de infecção hospitalar – pois não dividirá espaços com outras patologias –, trabalho de pesquisas pela integração de profissionais e universidades e total assistência e tratamento humanizado para as famílias por meio dos 20 programas sociais existentes. Segundo a médica de Onco-hematologia Pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin, Selma Lessa, o CPC será o único com UTI oncológica do Norte/Nordeste com sete leitos e que ainda funcionará 24h para todos os tipos de atendimento.

A unidade funcionará como anexo do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), que responderá pelo aparelhamento, corpo clínico, mão de obra, medicamentos e custeio necessário para o funcionamento. O investimento do Hias na compra de materiais – que vão desde eletroeletrônicos e móveis até mesa cirúrgica e desfibrilador – foi de quase R$ 1,5 milhão. “Já realizamos tratamento contra o câncer infantil no Hospital Albert Sabin desde a década de 80. Agora em parceria com a Associação Peter Pan, iniciamos um marco com um espaço específico para o atendimento de qualidade e humanizado às crianças com câncer”, destaca Walter Frota, diretor geral do Hias.

A concretização da ampliação do Centro Pediátrico do Câncer contou com o patrocínio de empresas e entidades como a Casa da Criança, Instituto Ronald MC Donald, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado do Ceará e MPX, empresa do grupo EBX e com o apoio de empresas como a Celebre Eventos, Verve Comunicação e VSM Comunicação.

Criada em 1997, a Associação Peter Pan (APP), assiste a 1.500 crianças e adolescentes, bem como seus familiares, no Estado. Vem realizando um voluntariado responsável e transformador, que se tornou um grande projeto social através de uma rede de ações em vários segmentos sociais, com foco na cura do câncer infanto-juvenil, no Ceará, em parte do Nordeste e todo o Norte do país, no que concerne à Atenção Especializada, transformando a história do câncer infanto-juvenil no Ceará.

Serviço:
Inauguração do Centro Pediátrico do Câncer (CPC)
Quarta-feira (27/10), às 18h30min
Avenida Alberto Montezuma, 350, Vila União.

Maiores informações:
Helaine Oliveira (Mtb 1979 JPCE)
Assessora de imprensa
Hospital Infantil Albert Sabin
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 8603-1819 / 3101-4195