Laboratório de Habilidades Cirúrgicas será inaugurado dia 27

22 de outubro de 2010 - 14:00

O Hospital Geral  Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, é referência em várias cirurgias, a exemplo da bariátrica, de vesícula e obstétrica. Para modernizar e aprimorar ainda mais o serviço cirúrgico e contribuir com a formação de médicos cirurgiões no Ceará, será inaugurado no dia 27 de outubro, às 8 horas, no HGCC, Avenida do Imperador, 545, Centro, o primeiro Laboratório de Habilidades Cirúrgicas do Estado, atendendo as exigências e normatização do Ministério da Educação.

O novo Laboratório de Habilidades Cirúrgicas, resultado de um convênio entre o Departamento de Clínica Cirúrgica da Universidade Estadual do Ceará e o Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa do Hospital César Cals, é destinado ao treinamento  cirúrgico de estudantes de medicina, doutorandos em clínica cirúrgica, residentes de cirurgia e ginecologia e de profissionais com atuação em cirurgia. Com o novo laboratório, o governo do Estado investe efetivamente na modernização tecnológica e na qualificação dos profissionais de saúde e consequentemente na melhoria da assistência aos pacientes do SUS¨, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.   

De acordo com Luís Moura, professor da Uece e coordenador do laboratório, serão desenvolvidas habilidades de sutura (costuras e nós cirúrgicos), além de procedimentos videolaparoscópicos em manequins exclusivos para a essa técnica, em situação de laboratório. Dessa maneira, o laboratório contribuirá “para quando o aluno ou profissional se deparar no centro cirúrgico com o paciente, tendo assim todos os fundamentos técnicos e táticos, onde apenas vai se adaptar aos procedimentos ao invés de treinar ou aprender no paciente”, ressalta Luís Moura.

Para Maria Solange de Araújo Paiva, coordenadora de educação continuada do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento e Pesquisa do Hospital César Cals, o laboratório implica em uma nova tecnologia educacional que fará com que internos e residentes sejam capacitados antes de chegar aos pacientes, com desenvolvimentos de habilidades cirúrgicas. Ela ressalta ainda que essa técnica já é utilizada na Europa e Estados Unidos e que chega agora ao Ceará.

Os cursos que serão realizados no laboratório serão destinados a todos os serviços de residência do estado do Ceará. Após a inauguração, em princípio, já estão programados cursos para os residentes do HGCC.