10 de dezembro é a data de inauguração do Hospital Regional do Cariri

20 de outubro de 2010 - 16:39

A inauguração do Hospital Regional do Cariri, com 294 leitos, já tem data  definida pelo governador Cid Gomes: próximo dia 10 de dezembro, com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Construído pelo governo do Estado para  atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade, o HRC fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense,  s/n, estrategicamente entre os municípios de Barbalha e Crato para facilitar o acesso à população dos 41 municípios da macroregião do  Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá. No total, uma população de 1 milhão e 335 mil habitantes, que a partir do funcionamento do novo hospital terá assistência na própria região,  sem necessidade de transferências para a capital. O HRC, de grande porte, tem 27.126,47 metros quadrados de área construída.

Mais de 12 mil profissionais fizeram inscrições para concorrer as 996 vagas oferecidas no processo de seleção para trabalhar no HRC. Foram exatamente 12.292 inscritos até o último dia 17, prazo final das inscrições. Os candidatos às vagas já farão as provas no dia 14 de novembro em Fortaleza e em Juazeiro do Norte.

Exames especializados, que hoje na rede pública só são realizados na capital, o HRCi vai oferecer à população na própria região. É o caso da ressonância magnética  que atualmente apenas o Hospital Geral de Fortaleza realiza. Outro exame especializado que a população do Cariri terá acesso mais fácil é a tomografia computadorizada. No apoio ao diagnóstico e terapêutico, além da ressonância magnética e da tomografia computadorizada, serão oferecidos aos pacientes radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia, mamografia. O hospital conta com laboratórios de análises clínicas e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e ainda agência transfusional.

A população será atendida em diversas especialidades médicas, como a cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. O novo e maior hospital da região ainda terá serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria. O HRC também será referência em atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de recursos humanos na área de saúde no Estado, com capacidade para acolher dois residentes em cada especialidade e quatro internos.

BANNER_CARIRI1

O hospital teve as obras iniciadas em fevereiro do ano passado. Está concluido. O investimento foi de R$ 96 milhões, recursos 100% do Tesouro do Estado. Desse total, R$ 65 foram investidos em obras e R$ 31 milhões na aquisição de equipamentos. Os profissionais aprovados na seleção pública, de responsabilidade técnica  e operacional do Instituto Cidades, serão treinados para o manuseio dos equipamentos com tecnologia moderna. Em seguida, serão implantadas as rotinas e protocolos de atendimento e os procedimentos operacionais padrões para o funcionamento do hospital.

Na gestão, o HRC adotará o modelo de Organização Social (OS). O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), entidade sem fins lucrativos, será responsável pela administração do Hospital Regional do Cariri, com base em Contrato de Gestão firmado com o Governo do Estado. O modelo é o mesmo adotado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, que também tem gestão do ISGH, que, em 2002, tornou-se a primeira Organização Social de Saúde do Estado.

conhecendo_hrc01