Encontro no Cariri avalia Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

19 de outubro de 2010 - 16:39

Adolescentes dos municípios da macrorregião de saúde do Cariri estarão reunidos com profissionais de saúde e de educação para a troca de experiências no processo participativo de construção de estratégias para o fortalecimento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) no Ceará. Esse é o objetivo do Encontro Macrorregional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, a ser realizado, nos dias 21 e 22 de outubro, na Faculdade Leão Sampaio/Unidade de Ensino Lagoa Seca, localizada na Avenida Maria Letícia Leite Pereira s/n, em Juazeiro do Norte.

O evento reunirá 210 participantes, entre profissionais das áreas de saúde e educação e jovens. O encontro é uma realização conjunta da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), da Secretaria da Saúde do Ceará; da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC); do Grupo Gestor Estadual da Saúde e Prevenção nas Escolas do Ceará (GGE/SPE-CE).

Criado pelos Ministérios da Saúde e Educação e viabilizado pelos governos estaduais, o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência, na população de 10 a 24 anos.

Para o desenvolvimento do SPE no Ceará, a Secretaria da Saúde do Ceará e a Secretaria da Educação do Ceará promovem uma ação intersetorial em 184 municípios do Estado. Esta ação representa um avanço na integração saúde-educação, privilegiando a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.