Premiações atestam avanços na gestão da saúde no Ceará

18 de outubro de 2010 - 19:39

O Ceará tem registrado avanços significativos em dois temas que mobilizam o debate em torno da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS): gestão e financiamento. Indicativas dos avanços da gestão são as premiações conquistadas pelas unidades da Secretaria da Saúde do Estado nos níveis estadual e federal a partir de 2009. No ano passado, o Prêmio Ceará da Gestão Pública reconheceu o Hospital Geral Dr. César Cals com certificação, o Hospital São José e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes na faixa prata, e o Hospital Infantil Albert Sabin, na faixa ouro. Este ano, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes foi destaque na última fase do Prêmio Nacional de Gestão Pública, sendo reconhecido na faixa Bronze entre instituições públicas concorrentes de todo o país. O prêmio será entregue no dia 24 de dezembro, em Brasília.

O Prêmio Ceará da Gestão Pública, instituído em 24 de abril de 2009, é uma das ações estratégicas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA). Sua finalidade é reconhecer e premiar as organizações públicas cearenses que assumem o compromisso de mudança e realizam autoavaliação da sua gestão continuamente. Criado com base no Prêmio Nacional da Gestão Pública, mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores público e privado em mais de 120 países. A aposta da Secretaria da Saúde na excelência da gestão é tão evidente que, este ano, o Nível Central da Sesa concorre ao Prêmio Ceará da Gestão Pública, que terá seu resultado conhecido no dia 23 de outubro.

No lado do financiamento do SUS, o grande destaque são os fortes investimentos na infraestrutura de saúde, que faz o Ceará avançar em uma das estratégias do Programa Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (HumanizaSUS), lançado em 2003 pelo Ministério da Saúde, quando propõe enfrentar as graves lacunas quanto ao acesso aos serviços e à atenção integral à saúde. A decisão do Governo do Estado de ampliar e melhorar a assistência e o acesso à saúde vai acrescentar à rede pública 21 policlínicas regionais, os dois hospitais regionais nas regiões do Cariri, já em fase de conclusão, e no Norte, em construção em Sobral, 17 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todas as regionais do Ceará e 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Além das novas obras no interior, os sete hospitais e unidades estão ampliados e reformados (HGF, Albert Sabin, Hospital de Messejana, Hospital Mental de Messejana, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital São José, Hospital César Cals, Lacen, Hemoce, CIDH e IPC).

Para garantir que os investimentos na infraestrutura de saúde produzam os resultados esperados, a Sesa promove também inovações nos modelos de gestão da rede de assistência, com a implantação dos consórcios microrregionais de saúde, constituídos nas 21 microrregiões de saúde do Ceará, que serão responsáveis pela gestão das policlínicas e CEO. O Hospital Regional do Cariri (HRC) adotará o modelo de Organização Social (OS), já experimentado e aprovado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara.

Todas essas serão experiências aprovadas na rede de unidades da Sesa e servirão como referências para a definição do modelo de gestão das futuras unidades hospitalares que expandirão a rede de assistência à saúde no Ceará: o Hospital Regional da Zona Norte, que será entregue à população no primeiro semestre de 2011, o hospital de urgência e emergência que será construído na Região Metropolitana de Fortaleza, que já tem terreno doado pela Arquidiocese, o hospital que será adquirido pelo Governo do Estado, em Fortaleza, para a assistência terciária, e o hospital regional do Sertão Central, cujos estudos de implantação foram iniciados pela Secretaria da Saúde do Estado.