Exame gratuito na Praça do Ferreira diagnostica doenças pulmonares

13 de outubro de 2010 - 13:52

A Secretaria da Saúde do Estado, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e a Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT) oferecem nesta quinta-feira, 14 de outubro, na Praça do Ferreira, a partir das 8 horas, um dia de serviços à população para o diagnóstico de doenças pulmonares que podem levar à morte, como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras. A ação marca o Dia Mundial da Espirometria, o exame que é a principal ferramenta para o diagnóstico das doenças pulmonares.

Serão realizados testes de espirometria, avaliações para identificar pacientes com problemas respiratórios, encaminhamentos ao pneumologista e prestados esclarecimentos sobre as doenças respiratórias. Haverá, ainda, distribuição de material informativo. A expectativa é atender cerca de 800 pessoas. A proposta da ação é sensibilizar a populações sobre os danos causados pelas doenças do pulmão.

A espirometria é um exame indolor, rápido e não invasivo. Ele mede a quantidade (volume) e a velocidade (fluxo) do ar inspirado e expirado pelos pulmões. O exame é realizado por fisioterapeutas especializados, com o aparelho espirômetro. Em Fortaleza, o exame é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Messejana, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hosptal Geral César Cals e no Hospital Universitário Walter Cantídio.