Gastos em saúde são apresentados na Assembleia Legislativa

6 de outubro de 2010 - 12:25

Depois de aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Saúde (Cesau), a execução orçamentária do Fundo Estadual de Saúde (FUNDES) no primeiro semestre de 2010 foi apresentada na tarde desta terça-feira, 5 de outubro, na Assembléia Legislativa, em audiência pública conjunta das comissões de Orçamento, Finanças e Tributação, Fiscalização e Controle e Seguridade Social e Saúde. Até 30 de junho deste ano, a Secretaria da Saúde aplicou R$ 453.586.757,41 do orçamento de R$ 1.633.944.296,32. Presidida pelo deputado Nelson Martins, a audiência pública solicitada pela Secretaria da Saúde do Estado para dar transparência aos números contou com as presenças do secretário Arruda Bastos, da Promotora de Saúde Pública, Isabel Porto, e de coordenadores da Sesa.

A execução orçamentária é apresentada em duas fontes, com três tipos de despesas cada uma. Em recursos do Tesouro do Estado foram gastos R$ 35,9 milhões com pessoal, R$ 167,1 milhões em despesas de custeio e R$ 103,4 milhões em investimentos. Outras fontes, que incluem recursos do Ministério da Saúde, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), emendas parlamentares, entre outros, responderam por R$ 29,2 milhões em gatos com pessoal, R$ 108,7 milhões em despesas de custeio e R$ 9 milhões em investimentos.

Até o final de outubro, a Secretaria da Saúde do Estado retornará à Assembleia Legislativa para apresentar a execução orçamentária do terceiro trimestre de 2010. Nesse novo demonstrativo, a execução orçamentária apresentará maior incremento dos investimentos, pois incluirão os recursos aplicados em obras como o Hospital Regional da Zona Norte (HRN), que está sendo construído em Sobral, as policlínicas regionais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) que estão sendo implantadas em todo o Ceará.