Novas obras melhoram a saúde e movimentam a economia, diz Arruda Bastos

29 de setembro de 2010 - 12:23

“Além de garantir mais acesso e melhor qualidade de assistência à população, as obras da saúde contribuem para o crescimento dos municípios e o desenvolvimento das regiões, gerando empregos e melhorando assim a renda dos moradores”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, na solenidade de inauguração da Policlínica Regional em Baturité na noite desta terça-feira, 28. Ele informou que na policlínica regional, que recebeu o nome do dentista Clóvis Amora Vasconcelos, trabalham 109 profissionais de saúde, aprovados em seleção pública, sem incluir o pessoal da vigilância e dos serviços de limpeza. Lembrou que no CEO regional, inaugurado pelo governo do Estado há quatro meses, trabalham mais 40 profissionais de saúde. “Esses 149 empregos gerados aumentam a renda, que movimenta mais os restaurantes e todo o comércio”, disse o secretário.

Na obras da Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos o governo do Estado investiu um total de R$ 2.943.134,12. Investiu mais R$3.300.000,00 na aquisição de equipamentos e aparelhos de alta tecnologia. Os recursos foram 100% do Tesouro Estadual.  Entre os modernos aparelhos estão o mamógrafo, o eletrocardiograma, o eletroencefalograma.

A nova unidade de saúde faz parte da decisão do governo do estado em ampliar e melhorar a assistência e acesso à saúde, construindo além de 21 policlínicas regionais, os dois hospitais regionais nas regiões do Cariri, já em fase de conclusão, e no Norte, em construção em Sobral, e 17 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todas as regionais do Ceará. Além das novas obras no interior, os sete hospitais e unidades estão ampliados e reformados (HGF, Albert Sabin, Hospital de Messejana, Hospital Mental de Messejana, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital São José, Hospital César Cals, Lacen, Hemoce, CIDH e IPC.

Na nova policlínica a população do Maciço de Baturité terá acesso a serviços de oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. E ainda: apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. Agora, com a policlínica regional, fica mais fácil e mais perto de casa fazer exames e serviços de radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.