Hospital de Messejana conquista Prêmio Nacional de Gestão Pública

29 de setembro de 2010 - 12:39

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência nas áreas cardíaca e pulmonar, foi destaque na última fase do Prêmio Nacional de Gestão Pública, sendo reconhecido na faixa Bronze. A instituição disputou com organizações públicas de todo o país. O alto desempenho institucional e a qualidade da gestão foram os responsáveis pela conquista.

A instituição foi certificada de acordo com o nível de maturidade diagnosticado na visita da comissão avaliadora, que esteve no Hospital de Messejana em agosto deste ano. Os componentes da comissão foram escolhidos pela gerência do Ministério do Planejamento, em Brasília. Durante três dias, eles avaliaram o modelo de gestão utilizado no HM e os resultados alcançados com ele.

A conquista da faixa prata está sendo comemorada com euforia pelos servidores do Hospital de Messejana e pela diretora geral, Socorro Martins. “Ser reconhecido pelo Prêmio Nacional de Gestão Pública é uma vitória para o HM, que pela primeira vez concorre à premiação nacional”. Ela destacou ainda que o envolvimento dos servidores do hospital foi fundamental. “Acredito que o prêmio está mexendo com as pessoas. Elas estão vendo as vantagens de trabalhar seguindo um modelo de excelência e a importância de implantar melhorias”, explicou. A Cerimônia Oficial de Premiação deverá ocorrer no mês de novembro próximo.

Em 2009, O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, conquistou o Prêmio Estadual de Gestão Pública, com a Faixa Prata. Sobre Prêmio Nacional de Gestão Pública conhecido como o Prêmio Qualidade do Governo Federal, é uma das ações estratégicas do Programa da Qualidade no Serviço Público. Sua finalidade é reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem alto desempenho institucional, com qualidade em gestão.

Ao participar do Prêmio Nacional da Gestão Pública, cada organização candidata é beneficiada de várias formas. Recebe uma avaliação de sua gestão, feita por uma banca de especialistas em gestão pública e passa a dispor de mecanismos capazes de manter e estimular a participação dos servidores e empregados no processo de melhoria contínua da organização voltada para atender à sociedade. Se reconhecida, a instituição passa a ter práticas da gestão divulgadas como referenciais para a transformação de outras organizações.

O Hospital de Messejana é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças.  A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.