HGF inaugura 70 leitos, nova fachada e o setor administrativo

27 de setembro de 2010 - 20:14

Nesta terça-feira, 28, a Secretaria da Saúde do Estado inaugura 70 novos leitos no Hospital Geral de Fortaleza. O número de leitos no hospital aumenta de 413 para 483. Antes das obras de ampliação, que já se arrastavam desde o ano 2000, eram 319 leitos. Serão inaugurados ainda nesta quarta-feira o prédio do setor administrativo e a fachada principal do HGF, que fica na Avenida Ávila Goulart, 900, Papicu. Mais obras serão concluídas no HGF. Até o final deste ano serão entregues à população a nova emergência obstétrica e a unidade de coleta de exames.

Desde o ano passado, o governo do Estado comemora inaugurações no HGF, marcando a história do maior hospital público do Ceará com novos unidades e serviços. Em maio de 2009, a Unidade Régis Jucá e a emergência foram inauguradas. Depois, em outubro de 2009, foi a vez da inauguração da Unidade de AVC, com equipamentos modernos, a exemplo do multislice.  As obras vieram acompanhadas de inovações para melhorar e modernizar a assistência aos usuários do SUS. Em dezembro de 2009 o HGF passou a realizar transplantes de pâncreas e fígado. Em julho deste ano um moderno serviço de hemodiálise chegou ao hospital, melhorando e humanizando a assistência aos pacientes renais.  As inovações não pararam por aí. Também em julho deste ano o Ceará, através do HGF, passou a realizar  implante coclear, uma oportunidade de devolver a audição aos usuários do SUS. Pelo menos 10 pacientes que nunca ouviram ou perderam a audição estão tendo a chance e direito ao sentido da audição.

Aumento de leitos

Com os 70 novos leitos do HGF, somados ao total de leitos de todas as obras já concluídas e em funcionamento, e ainda as programadas pelo Governo do Estado, a capacidade de assistência à saúde no Ceará aumenta para 17.157 leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 1.409 são leitos novos, um incremento de 9,2% sobre os 15.712 leitos hospitalares do SUS existentes no Estado antes da implantação dos novos leitos. Foram entregues à população pela Secretaria da Saúde do Estado 264 novos leitos na rede pública de saúde, entre 2009 e 2010. Nas obras em execução serão entregues 294 leitos no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, que será inaugurado ainda este ano, 382 leitos no Hospital Regional da Zona Norte (HRN), em Sobral, em construção, e na capital 63 leitos na terceira etapa da ampliação do Hospital Infantil Albert Sabin.

Somente em 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) serão até 336 leitos. Das 13 UPAs 24 horas que estão em construção, a da Regional VI, em Fortaleza, fica com o prédio pronto esta semana e, em outubro será concluída a UPA de Maranguape. Já foram assinadas ordens de serviço e estão em obras quatro UPAs na capital (Regional II, III, V e VI), Pentecoste, São Benedito, Crateús, Pecém, Eusébio, Aracoiaba, Horizonte, Maranguape e Canindé.