Divulgada lista de aprovados na seleção de 5 policlínicas

::    CPSMR – Russas
   ::    CPSMT – Tauá
   ::    GABARITO

A Escola de Saúde Pública do Estado, vinculada da Sesa, divulgou na tarde desta quarta-feira, 1, a lista dos aprovados na prova objetiva de conhecimentos específicos, realizada no último dia 29 como parte da primeira etapa do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais que atuarão nas policlínicas de Camocim, Campos Sales, Baturité, Russas e Tauá.

Promovido pelos Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Camocim, Tauá, Crato, Baturité e Russas e coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), o processo seletivo busca o preenchimento do quadro de profissionais de saúde que irão trabalhar nas novas unidades de saúde de Camocim, Campos Sales, Baturité, Russas e Tauá.

Estão sendo selecionados profissionais de saúde como médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnicos em enfermagem, radiologia, em imobilizações ortopédicas, farmácia e laboratório. Estão sendo oferecidas 258 vagas para profissionais de saúde, de nível médio e superior, com salários que variam entrem R$ 580,00 e R$ 3.500,00.

A segunda fase – de caráter apenas classificatória – contará com prova de títulos. Nesta etapa, serão computados os pontos relativos à prova de títulos do candidato que tenha atingido o perfil mínimo de aprovação na prova objetiva, referente ao emprego e especialidade escolhida. Vale ressaltar que serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 50 pontos no conjunto das matérias.

Mais acesso a exames na região

O governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado, está construindo 21 policlínicas regionais. Sete estão em fase de conclusão (Acaraú, Baturité, Camocim, Campos Sales, Pacajus, Russas, Tauá). Fazem parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência à Saúde do Estado do Ceará. O Programa inclui, além das policlínicas regionais, a construção do hospital Regional do Cariri, já em fase de acabamento, e o Hospital Regional Norte, e 16 Centros de Especialidades Odontológicas. No total, nas 39 novas unidades, um investimento de R$ 571,4 milhões em recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cinco Centros de Especialidades Odontológicas já foram inaugurados em Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas e Ubajara. Há 11 CEO em construção.

Nas novas policlínicas, a população do Interior terá acesso a exames e serviços que atualmente, na rede pública, são realizados somente na Capital. É o caso da tomografia computadorizada, serviço oferecido nas policlínicas tipo II, que tem 13 especialidades médicas. A previsão é de que em cada policlínica do tipo sejam realizadas 3.696 consultas mensais. Os ambulatórios especializados das policlínicas tipo 1 incluem oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. Haverá apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

As policlínicas tipo II estão sendo construídas nas microrregiões de maior densidade populacional e, além de todos os serviços das policlínicas tipo I, ofertarão ainda endocrinologia, angiologia e neurologia e, em destaque, os serviços de tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.

Mais informações:

Gestão em Saúde ESP-CE