Livro aborda diagnóstico e tratamento em gastroenterologia e hepatologia

30 de agosto de 2010 - 13:50

Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, as Edições UFC, da Universidade Federal do Ceará, estão lançando o livro Gastroenterologia e Hepatologia: sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento de autoria de José Milton de Castro Lima. Obra pioneira no estado do Ceará, aborda em 41 capítulos, num total de 822 páginas, os temas mais abrangentes da Gastroenterologia e Hepatologia. Os capítulos foram escritos por profissionais renomados, com extensa experiência na condução clínica e cirúrgica dos pacientes e na área de ensino e pesquisa.

“Buscamos expor o consenso sobre o que existe de contemporâneo nas condutas médicas”, explica o autor no prefácio. “Nosso propósito foi organizar e estabelecer, da forma mais ampla possível, os dados essenciais à boa prática médica na condução dos pacientes com afecções gastroenterológicas e hepatológicas prevalentes no Brasil e, em especial, nas regiões Norte e Nordeste”, acrescenta.
 
A obra textualiza temas tais como fisiologia do trato digestório, e também outros assuntos referentes a métodos de exames complementares (endoscopia, laboratório e imagem). Inclui ainda conceitos gerais acerca dos procedimentos e exigências necessárias para garantir uma conduta satisfatória. O livro é indicado como fonte de revisão aos clínicos e cirurgiões, pós-graduandos e residentes de várias especialidades, além de estudantes de Medicina.

José Milton de Castro Lima é professor associado do Departamento de Medicina Clínica da UFC, Doutor em Gastroenterologia e coordenador do ambulatório de Hepatites Agudas e Crônicas do Hospital Universitário Walter Cantídio.