Corrida quer promover hábitos saudáveis e excluir o cigarro

24 de agosto de 2010 - 12:18

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Um dia antes, no sábado, 28. muita gente vai respirar fundo e mandar a fumaça embora porque vai participar da Corrida Cearense contra o Fumo 2010, realizada pela Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia com apoio da Secretaria da Saúde do Estado. A largada da corrida será às 7 horas, na Avenida Beira Mar, entre as ruas Idelfonso Albano e João Cordeiro, próximo ao restaurante Tia Nair. Os participantes percorrerão seis quilômetros.

A Corrida Cearense contra o Fumo 2010 quer alertar a população sobre os danos à saúde, sociais, econômicos, ambientais causados pelo cigarro. De acordo com a presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, Penha Uchoa, “a ideia é mobilizar a população, especialmente os jovens, para que adotem hábitos de promoção e qualidade de vida, como a prática do esporte e da alimentação saudável, excluindo o cigarro das suas vidas”.  

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O número de mortes provocados pelo cigarro chega a 5 milhões por ano em todo o mundo. O tabagismo, doença provocada pela dependência da nicotina, causa também 50 diferentes doenças, entre elas as cardiovasculares, respiratórias e o câncer. De acordo com o último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pulmão está em terceiro lugar no ranking de incidência em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colo de útero. Estudos mostram que 95% dos cânceres de pulmão são desenvolvidos em pacientes com histórico de fumo.