Congresso de Infectologia comemora 40 anos do Hospital São José

19 de agosto de 2010 - 18:56

No calendário das comemorações dos seus 40 anos, o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) realiza nos dias 26, 27 e 28 de agosto o III Congresso Cearense de Infectologia, em parceria com a Sociedade Cearense de Infectologia. Paralelamente, acontecerão a VII Jornada Científica do Centro de Estudos Prof. Eduardo Alencar e o XV Seminário de Enfermagem do Hospital São José de Doenças Infecciosas. O Congresso será realizado no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza, Avenida Beira Mar, 2.500, Meireles. Inscrições podem ser feitas através do site da Sociedade Cearense de Infectologia, no endereço www.sci.org.br.

Estão confirmadas as presenças de mais de 50 palestrantes, que atuarão em 14 Módulos Temáticos e oito conferências. O Congresso também abrirá espaço para a apresentação de 97 trabalhos científicos selecionados pela Comissão Científica. A Conferência de Abertura do III Congresso Cearense de Infectologia será proferida pelo diretor geral do Hospital São José, Anastácio de Queiroz Sousa. O tema da Conferência será “Resgate Histórico da Infectologia no Estado do Ceará”. A solenidade de abertura do III Congresso Cearense de Infectologia será na quinta-feira, 26 de agosto, às  19 horas.

Inaugurado em 1970, o Hospital São José é uma unidade da Secretaria da Saúde do Estado. Funciona como hospital de referência em doenças infecciosas no Estado do Ceará, integrante da rede Sistema Único de Saúde (SUS). Possui uma área construída de 4.700 metros quadrados e uma capacidade de internamento com 68 leitos de infectologia adulto, 21 leitos de infectologia pediátrica, 15 leitos de Hospital Dia, 7 leitos de UTI, totalizando 111 leitos, além de 20 novos leitos do Bloco F, que inaugurado em julho deste ano.

Entre os serviços finais mais procurados estão os de ambulatório especializado e consultório 24 horas para emergência em doenças infecciosas. O HSJ desenvolve também outros serviços complementares para portadores HIV e pacientes acompanhados em serviço, áreas de Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Assistência Social. Em junho deste ano, o HSJ realizou 2.488 atendimentos ambulatoriais e 152 internações.

O Hospital possui Centro de Estudos atuante e dispõe de coordenadorias de ensino e pesquisa, estágios, internato e residência médica. Desenvolve atividades de ensino por meio de residência Médica e concessão de estágios curriculares e extra-curriculares e de capacitação profissional nas diversas áreas. A unidade dispõe de programas de estágios oficializados através de convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará que encaminha ao HSJ várias instituições acadêmicas na área da saúde.

Passaram por treinamento e capacitação no HSJ no ano passado 65 residentes oriundos de outras instituições e 9 próprios da instituição. Outros 119 acadêmicos de medicina e 4 de enfermagem cumpriram estágio obrigatório de internato no HSJ em 2009.