Sábado é dia da segunda dose da vacina contra pólio

13 de agosto de 2010 - 14:44

Sábado, 14 de agosto, é dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Com o slogan “Não vai esquecer a segunda dose, hein?”, o Ministério da Saúde reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de levar as crianças menores de cinco anos aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina. No Ceará, devem ser vacinadas contra o vírus da paralisia infantil 741.189 crianças com menos de cinco anos. Quem tomou a primeira dose da vacina este ano precisa tomar as duas gotinhas de novo da vacina. A finalidade da vacinação duas vezes por ano é manter a doença cada vez mais longe do Estado. O último caso de paralisia infantil registrado no Ceará foi em 1988.

Além da vacina contra a pólio, os pais podem aproveitar o sábado, 14, para proteger as  crianças contra outras doenças e fazer a atualização do cartão de vacinação. Os postos vão oferecer outras vacinas, a exemplo da hepatite B, rotavírus, tétano e difteria. O número de postos para facilitar o acesso a imunização é enorme. São 1.692 postos fixos no Estado e mais 20 mil postos volantes. Na campanha, há 30 mil profissionais envolvidos desde o transporte das vacinas até  a chegada das duas gotinhas na boca das crianças. Para informações sobre locais de vacinação e horários de funcionamento dos postos, os pais devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município.

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A vacina não apresenta contra-indicações. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo).

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.