População da Regional V confere início da UPA 24 horas

9 de agosto de 2010 - 18:35

“A UPA não é simples um posto de saúde. A UPA não é um hospital. Aqui a população vai ter atendimento inicial em casos de urgência desde a dor e febre até o AVC e o infarto. Caso necessário, somente após a estabilização do quadro de saúde, o paciente deve ser transferido para um hospital”. Foi dessa forma que o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, esclareceu para moradores do Planalto Vitória, no Canindezinho, na manhã desta segunda-feira, 9, como vai funcionar a UPA 24 horas. Em todo o país as UPA são uma experiência nova. No Ceará, o Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, vai construir 32. Até o final deste ano 22 estarão em construção. Seis já tiveram as ordens de serviço assinadas, incluindo a da Regional V, na solenidade desta segunda-feira.  As outras cinco ficam nas regionais II e VI e nas cidades de Crateús, São Benedito e Maranguape.

A UPA da Regional V é a de maior porte. Classificada de porte 3, vai atender a uma população de até 300 mil habitantes, com seis médicos e até 20 leitos. Serão realizados 450 atendimentos diários. Às mães, que estavam presentes na solenidade da ordem de serviço, Arruda Bastos, avisou: “na UPA 24 horas haverá atendimento pediátrico, aumentando o acesso aos serviços de saúde das crianças e facilitando a vida das mães”. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joaquim Gomes Nunes Neto, que representa o controle social, destacou que “a UPA é maior do que a reivindicação dos  moradores da região, que haviam solicitado um posto de saúde”. Para o secretário da saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne, “a chegada da UPA é histórica para a comunidade que carece de mais acesso aos serviços de saúde e agora terá atendimento pré-hospitalar fixo”.

Na construção da UPA 24 horas da Regional V estão sendo investidos 3 milhões e 542 mil e 500 reais. Com a aquisição de equipamentos, o investimento total aumenta para 4 milhões e 342 mil e 500 reais. Nas obras, os recursos são do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Nos equipamentos, os 800 mil reais investidos, são exclusivamente do Tesouro Estadual.

A próxima ordem de serviço será assinada no Pecém, em São Gonçalo do Amarante, nesta quarta-feira, 11, às 10 horas, na Rua do Cajueiro, esquina com Rua Raimundo Procópio. Lá, a UPA 24 horas terá porte 2, com 1.100 metros quadrados de área, com quatro médicos e até 12 leitos. Em seguida, será a vez da UPA de Pentecoste, dia 13, próxima sexta-feira. O secretário Arruda Bastos assinará, às 10 horas, a ordem de serviço na Rua Sales Pessoa, bairro São Francisco, no terreno onde ficará a UPA, numa área de 770 metros quadrados.