UPA vai facilitar acesso aos serviços de saúde em São Benedito

30 de julho de 2010 - 19:56

“A UPA em São Benedito, assim como as 21 policlínicas regionais, os 21 Centros de Especialidades Odontológicas e os dois hospitais regionais que o governo do estado está construindo em todas as regiões, é para aumentar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. Na Unidade de Pronto Atendimento, que teve a Ordem de Serviço assinada nesta sexta-feira pelo secretário Arruda Bastos, as pessoas terão assistência 24 horas.

“Haverá médico pediatra e clínico geral para atender a população na hora da urgência e emergência, durante o dia todo, com serviço de Raio X, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma”, reforçou o secretário adjunto da Secretaria da Saúde, Marcelo Sobreira. Para o prefeito Tomaz Brandão Junior, “a UPA 24 horas é uma prova de que o governo do estado atende as necessidades da região e que a parceria governo federal, governo do estado e governo municipal funciona perfeitamente”.

Essa foi a quinta Ordem de Serviço assinada pelo secretário Arruda Bastos para a construção das UPA 24 horas. Já estão em construção as unidades dos municípios de Maranguape e Crateús e das regionais II e VI, em Fortaleza. O prazo máximo para a conclusão das obras é de 90 dias.

Em São Benedito, a UPA 24 horas é de porte 1, que cobre uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar atendimento de 50 a 150 pacientes diariamente e equipada com 5 a 8 leitos. Os investimentos são de R$1.907.500,00 para as obras e de R$ 800.000,00 em equipamentos, em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

Na UPA 24 horas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

No Ceará, serão 32 UPA. Desse total, 11 de 22 que começam a ser construídas este ano, ficam prontas até dezembro. O prazo de entrega de cada unidade é de 60 dias a 90 dias. O investimento nas 22 iniciadas este ano é de R$ 77,9 milhões, sendo R$ 24.666,000 do Tesouro do Estado e o restante do Ministério da Saúde.