Com UPA, policlínica e CEO, Crateús amplia assistência à saúde

29 de julho de 2010 - 17:42

A população da região de Crateús recebeu mais uma obra da saúde, na manhã desta quinta-feira, 29 de julho. O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, assinou a Ordem de Serviço da construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas de Crateús. Lá, a população já acompanha as obras de construção de duas outras unidades regionais de saúde – a policlínica e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“Priorizar a saúde é respeitar as necessidades e o direito da população”, afirmou Arruda Bastos. Ele lembrou que em todo o Estado estão sendo construídas 22 UPA 24 horas, 21 policlínicas e 16 CEO, com cinco já inaugurados, e dois hospitais regionais. Para o prefeito do município, Carlos Felipe Saraiva Bezerra, Crateús vive uma nova história. “As obras não trazem resultados só na saúde, elas também contribuem para a geração de emprego”, disse ele.

A UPA 24 horas de Crateús é de porte 1 e cobre uma população de até 100 mil habitantes, equipada com 5 a 8 leitos, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar atendimento de 50 a 150 pacientes diariamente. A nova unidade será construída em até 60 dias e receberá investimentos de R$1.907.500,00 para as obras e de R$ 800.000,00 em equipamentos, em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de Raio X, laboratório para exames, com aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nelas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

No Ceará, serão 32 UPA. Desse total, 11 de 22 que começam a ser construídas este ano, ficam prontas até dezembro. O prazo de entrega de cada unidade é de 60 dias a 90 dias. O investimento nas 22 iniciadas este ano é de R$ 77,9 milhões, sendo R$ 24.666,000 do Tesouro do Estado e o restante do Ministério da Saúde.