Ceará liberado pelo Ministério da Saúde para realizar fase II do teste do pezinho

16 de julho de 2010 - 13:36

Nesta semana, a Secretarias da Saúde do Ceará recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar a fase II do teste do pezinho em crianças nascidas nesse no Estado. A Portaria nº 1.855, de 12 de julho de 2010, foi publicada no Diário Oficial da União. No Ceará, o Programa Estadual de Triagem Neonatal já executa os exames da fase I, que identificam o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria. Agora, as novas análises feitas no recém-nascidos através da fase II do teste do pezinho vão pesquisar também as hemoglobinopatias, incluindo as anemias falciformes.

Desde maio deste ano, uma outra portaria, dessa vez do Governo do Estado, instituiu o Hemoce como responsável pela coordenação do Programa Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Falciformes e Outras Hemoglobinopatias. Esse atendimento para crianças e adolescentes é feito no Hospital Infantil Albert Sabin, que agora também fica credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar a fase II do teste do pezinho. O recurso financeiro anual estabelecido para a execução do exame é de R$ 834.298,60, a ser incorporado ao Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade do Governo Federal, partindo do Fundo Nacional de Saúde.

Assessoria de Comunicação do Hemoce
( Sabrina Lima | sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. | 3101.2308 )