Ceará passa a realizar hemodiálise com sistema moderno

13 de julho de 2010 - 16:59

No Hospital Geral de Fortaleza, único no Estado a realizar hemodiálise em pacientes renais agudos, a manhã desta terça-feira, 13, foi de comemoração de um serviço mais prático, moderno e humanizado. Foram inauguradas, com a participação de transplantados renais e que durante anos foram submetidos ao processo de hemodiálise, 12 novas máquinas utilizadas em apenas 20 hospitais públicos do Brasil. “Além da construção de centenas de obras, o governo do Estado investe em equipamentos para atender melhor e humanizar cada vez mais a assistência aos pacientes”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Nos kits  utilizados nas novas máquinas de hemodiálise são investidos, por mês, R$144 mil. Ele lembrou das 21 policlínicas regionais em construção no interior do Estado, informando que metade do total de recursos investidos é destinado à aquisição de equipamentos, como tomógrafos computadorizados, mamógrafos, eletrocardiógrafos.

“Com as novas máquinas, o HGF, hospital da rede estadual, a realiza hemodiálise no  próprio leito onde o paciente está internado, evitando deslocamento e com o mais alto grau de higiene”, disse o chefe de nefrologia do hospital, Augusto Guimarães. Há 33 anos ele acompanha a evolução do atendimento os pacientes renais no HGF. A diretora do hospital, Níobe Furtado, destacou o trabalho e preparação dos profissionais: “sessenta profissionais do setor de nefrologia do hospital foram treinados no mês anterior para fazer uso do novo sistema de hemodiálise”. Os especialistas denominam de sistema terapeutico genius.

O “coração” do sistema genius é um reservatório termicamente isolado com capacidade de armazenamento de 90 litros. O reservatório é preenchido com solução de diálise pronta para uso. A solução é preparada, individualmente, antes de cada tratamento. O equipamento, que funciona com bateria, é versátil. Pode ser transportado para qualquer unidade do HGF. O baixo consumo de água, eletricidade, desinfetante e heparina é outra vantagem.