Máquinas modernas melhoram a vida dos pacientes renais agudos

12 de julho de 2010 - 13:27

O Hospital Geral de Fortaleza, único hospital no Estado que realiza hemodiálise em pacientes renais agudos, passa a atender com equipamentos ainda mais modernos.  O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e a diretora do HGF, Niobe Furtado, inauguram dos novos equipamentos nesta terça-feira, 13 de julho, às 8h30min. Os equipamentos fazem parte do Sistema Terapêutico Genius, um equipamento voltado para Terapias Extracorpóreas em Insuficiência renal Aguda, IRA. Já utilizado em países da Europa e da América Latina, o equipamento só é utilizado em 20 hospitais públicos do Brasil, onde chegou há cerca de 5 anos.

No Ceará, o HGF, onde atende 89 pacientes reais agudos por mês é o primeiro a fazer uso deste sistema. O equipamento possibilita que a hemodiálise seja feita no próprio leito evitando deslocamentos do paciente e com o mais alto grau de higiene. Ao todo, são 12 máquinas, destinadas principalmente aos pacientes da emergência e das Unidades de Terapia Intensiva(UTI) do hospital. Pelo contrato firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado e a empresa fabricante do sistema, através de licitação, fica acertada a compra de 400 kits mensais de insumos necessários à realização das diálises, com recursos do Estado, sendo que os equipamentos são cedidos, sem ônus, em comodato, para o setor de nefrologia do hospital.

Sessenta profissionais de saúde do setor de nefrologia do HGF, entre médicos, enfermeiros e técnicos, foram treinados durante o mês de junho para fazer uso do novo sistema de hemodiálise. O treinamento foi ministrado pela enfermeira Malu Bruniera, que atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde o equipamento já é utilizado. Logo após o treinamento, os equipamentos passaram a ser utilizados em caráter experimental. Hoje, cerca de 60 pacientes fazem hemodiálise por mês no Hospital Geral de Fortaleza, entre pacientes agudos e crônicos.

Entendendo o Sistema Genius

O coração do sistema Genius é um reservatório termicamente isolado com capacidade de armazenagem de 90 litros. Este reservatório é preenchido com solução de diálise pronta para uso. A solução é preparada individualmente antes de cada tratamento.

O equipamento, que funciona com bateria, é versátil, podendo ser transportado para qualquer unidade do hospital sem a necessidade de osmose reversa portátil. O baixo consumo de água, eletricidade, desinfetante e heparina é outra vantagem. O sistema Genius trabalha com dialisado ultrapuro, livre de toxinas, bactérias e metais pesados, e tem circuito extracorpóreo hermético, isento de ar, o que melhora a performance, reduzindo os riscos de contaminação. O equipamento é prático, de simples operacionalização e manutenção, tendo apenas duas bombas, uma para sangue e dialisado e outra para ultrafiltração.

Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Gilda Barroso ( 85 3101-7086 | gilda@hgf.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. | www.hgf.ce.gov.br )