Hospital Waldemar Alcântara recebe certificação por boas práticas assistenciais

7 de julho de 2010 - 17:00

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara conquistou, no Rio de Janeiro, mais uma certificação ouro por boas práticas na assistência a saúde. O Programa de Soluções Integradas para Saúde da 3M do Brasil certificou o hospital de rede pública estadual no Programa de Certificação em Fixação Segura, que estabelece boas práticas para a realização de terapia intravenosa e é determinada pelos procedimentos e materiais utilizados.

O Programa 3M de Certificação em Fixação Segura tem a finalidade de estabelecer um protocolo de fixação de cateteres para diminuir o desperdício e os custos para o hospital, preservar o conforto do paciente e alinhar as instituições de saúde com as recomendações internacionais. A Terapia Intravenosa (TIV) ocupa 75% do tempo dos profissionais de enfermagem, daí sua importância na priorização e planejamento dos cuidados para com os pacientes. A falta de um protocolo sistematizado para a fixação segura acarreta aumento de complicações como a flebite, o extravasamento e as infiltrações, além de poder elevar as taxas de infecções associadas à terapia.

Para a conquista da nova certificação, foi elaborado o protocolo de fixação de cateter venoso, implantado em todas as unidades da instituição, após treinamento de toda a equipe de enfermagem do hospital. Após avaliação rigorosa, que contou com técnicos da 3M, empresa americana que atua também no setor de auditoria hospitalar, todas as etapas do processo foram consideradas de alto padrão na segurança e precisão na fixação de cateteres.

O Hospital Dr. Waldemar Alcântara já possui as certificações ouro em Monitorização de Esterilização, pelo quarto ano consecutivo, em Tricotomia Segura e em Prevenção de Lesão. Essas certificações reconhecem a excelência na qualidade da assistência com a consequente redução de custos, diminuição da incidência de infecções, prevenção, minimização de danos à pele e otimização do tempo dos profissionais da área da saúde.