32 UPA reduzem superlotação nas emergências dos hospitais do Ceará

30 de junho de 2010 - 19:20

“Todo o planejamento e trabalho do governo do Estado é para assegurar a todos os cearenses, da forma mais descentralizada possível, os serviços de saúde, com mais facilidade de acesso a exames e consultas”, afirmou o governador Cid Gomes na solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção de Unidades de Pronto Atendimento no Estado. No total, 32 UPA no Estado. A construção de 22 já começa agora, com 11 ficando prontas para serem entregues à população até o final deste ano. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico e encaminham, caso necessário, para um hospital ou mantém em observação por até 24 horas.

Destacando que “a descentralização e a facilidade de acesso aos serviços de saúde não é mais um sonho”, ele lembrou a construção das 21 policlínicas regionais, com sete em fase final de conclusão, dos 16 Centros de Especialidades Odontológicas – cinco já em funcionamento, e dois hospitais nas regiões Norte e Cariri. “Agora teremos UPA que vão reduzir a superlotação nas emergências, servindo de retaguarda para o SAMU, que também estamos universalizando para assistir a população de todos os municípios cearenses”.

O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, além de apontar a ampliação dos serviços de saúde em todas as regiões, com as 39 novas obras do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada (21 policlínicas, 16 CEO e 2 hospitais regionais), reforçou a importância das obras de  ampliação e reforma dos sete hospitais que integram a rede estadual (HGF, HIAS, HSMM, HSJ, HGCC, HIAS, HWA) e das unidades (Hemoce, Lacen, IPC, CIDH), feitas nesses três últimos anos para os pacientes do Sistema Único de Saúde.

Arruda Bastos, empolgado com as conquistas e resultados na saúde, fez uma retrospectiva das realizações e inovações de 2007 para cá: “a fila de exames de DNA para comprovação de paternidade, com espera de até 5 anos, acabou no Ceará, assim como reduzimos significamente a fila por cirurgias eletivas (agendadas), com mais de 30 mil pessoas se livrando da espera, através do Programa Vida Nova”. Ainda falando de redução de filas, ele destacou que “o Ceará há três anos bate recordes de transplantes de órgãos, ficando em segundo lugar no país no total de transplantes realizados”. Em relação as inovações, ele pontuou a estratégia de consórcios públicos em saúde como uma “revolução” na gestão, fortalecendo a regionalização. As policlínicas e CEO são gerenciadas por cónsórcios públicos.

Para prestar uma homenagem ao governador pela determinação em investir na ampliação e melhoria do acesso aos serviços de saúde, Arruda Bastos fez a entrega da Medalha Rodolpho Teóphilo de Saúde Pública. Criada em dezembro de 2008 por decreto, a medalha é concedida a personalidades que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “Temos, gestores e trabalhadores da Sesa, muito orgulho em agraciar o governador com a medalha que recebe o nome de Rodolpho Teophilo, um dos maiores sanitaristas da história do nosso país”.

Veja no quadro os locais e porte das 32 UPA 24 horas

CAMOCIM

SENADOR POMPEU

PORTE 01