Adísia Sá mostra a ouvidores do SUS a experiência como ombudsman

22 de junho de 2010 - 19:00

Com o objetivo de preparar cada vez profissionais para atuar nas ouvidorias do Sistema Único de Saúde no Ceará e, assim, contribuir para a qualificação da participação dos cidadãos nas conquistas e avanços do SUS, a Secretaria da Saúde do Estado realiza até setembro deste ano uma série de cursos. Além de ouvidores do SUS, participam das quatro turmas de capacitação técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde e das secretarias municipais de saúde com ouvidorias em fase de implantação.

A aula inaugural da primeira turma ocorreu na manhã desta terça-feira, 22, no Magna Hotel. A jornalista Adísia Sá, a primeira ombudsman da imprensa no Ceará, participou da aula inaugural, falando das vantagens de escutar a população no aprimoramento das ações e programas de saúde. Ela é uma das professores dos cursos de capacitação em ouvidorias do SUS. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, presente a aula inaugural, destacou que “a ouvidoria é uma das principais canais de informação, que serve para perceber o sentimento da população em relação aos serviços oferecidos e conhecer os problemas que mais atingem a população”.

A meta da Sesa, segundo a ouvidora geral da Secretaria, é implantar ouvidorias nas 21 CRES. Hoje, há seis CRES (1º Fortaleza, 6º Itapipoca, 7º Aracati, 17º Icó, 20º Crato e 21º Juazeiro do Norte) com o sistema de ouvidoria implantado e funcionando.