Qualidade dos exames de colo do útero feitos pelo SUS supera 88%, revela IPC

16 de junho de 2010 - 16:40

O IPC, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, fará apresentação de um estudo sobre a avaliação da qualidade dos exames citopatológicos feitos por 43 laboratórios credenciados ao SUS no Ceará, em 2008, no XXI Congresso Brasileiro de Citopatologia, que ocorrerá em Fortaleza de 20 a 23 deste mês. O estudo foi realizado pelas médicas Tânia Veras, diretora do IPC, e Estefânia Mota, Ana Catarina Arcanjo, Sara Arcanjo Lino e René Werton veras. Segundo o estudo, foram realizados 558.746 exames citopatológicos do colo de útero nos laboratórios credenciados ao SUS. A conclusão do trabalho foi de que a qualidade é satisfatória em 88,1% dos exames realizados – clique e veja avaliação completa dos exames citopatológicos.

Tânia Veras afirma que “os resultados servem de parâmetro para tomadas de decisões na gestão do controle de câncer de colo do útero no Estado”. O impacto do câncer de colo do útero na vida das mulheres  é maior nos países pobres. Representa a primeira causa de óbito por câncer no sexo feminino, seguido por câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no ano de 2010, a cada dia, no Brasil, 51 novos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados e 21 mulheres mortes são registradas. No Ceará, o INCA estima 860 novos casos este ano.

O XXI Congresso Brasileiro de Citopatologia está recebendo inscrições via internet, inclusive para cursos pré-congresso e workshops, no endereço www.xxicbc2010.org.br. O evento será realizado no Gran Marquise Hotel, em Fortaleza, de 20 a 23 de junho, e trará ao Brasil nove palestrantes de cinco países da Europa e das Américas. Entre os principais temas a serem abordados no congresso, que tem como presidente a chefe do laboratório de citopatologia do Instituto de Prevenção do Câncer, Estefânia Mota Araripe Pereira, estão a citopatologia ginecológica, com foco nas lesões precursoras do câncer do colo do útero, citopatologia mamaria e citopatologia da tireóide.

Antecedendo ao congresso, no dia 19, sábado, será realizado o II Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia da Socego (Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia), gratuito para todos os inscritos no congresso. Também no dia 19 serão aplicadas as provas para obtenção dos certificados de atuação na área de citopatologia (médicos) e suficiência em citotecnologia (citotecnologistas).

Na noite do dia 20, domingo, Fernando Carlos de Lander Schmitt, de Portugal, profere a conferência de abertura do Congresso, com o tema “Punção Aspirativa – da Agulha à Molécula”. Na terça-feira, 22, será realizada a assembleia geral da Sociedade Brasileira de Citopatologia. O congresso termina na quarta-feira, 23, com a entrega da premiação dos trabalhos científicos inscritos.