Sesa e UFC discutem criação de centro de atenção ao idoso

4 de junho de 2010 - 20:16

A Secretaria da Saúde do Estado e a Universidade Federal do Ceará discutem a criação e implantação de um centro de referência de atenção à pessoa idosa, com dois focos: formação de recursos humanos e a assistência à saúde do idoso. Essa foi a pauta de reunião nesta sexta-feira, 4, do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, com o vice-reitor da UFC, Henry Campos, reitor em exercício, e o subsecretário da secretaria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Paulo Neiva, que contou ainda com a participação do diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Luciano Moreira, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Florentino Cardoso, e o Coordenador do Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário, João Macedo Filho.

Um grupo de trabalho foi designado para apresentar em 45 dias o projeto de criação do Centro, no formato de consórcio público, com a participação do Governo do Estado e da UFC, nos moldes do modelo de gestão adotado pelas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas que estão sendo construídos no Ceará. A ideia é criar uma unidade de treinamento pesquisa e assistência na área do envelhecimento, que ofereça atenção a doenças e problemas de saúde prevalentes na população idosa, desenvolva a formação de recursos humanos para o cuidado do idoso, particularmente nos níveis primário e secundário, e crie um campo de treinamento para profissionais e estudantes das áreas de medicina, fisioterapia, enfermagem, odontologia, farmácia, serviço social, terapia ocupacional, psicologia e educação física.

Em 2008, o Brasil tinha 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Entre 1998 e 2008, a proporção de idosos (60 anos ou mais) aumentou de 8,8% para 11,1%. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total) e que em menos de 30 anos o Brasil seja o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas. O quadro é um retrato do que acontece com os países como o Brasil, que está envelhecendo ainda na fase do desenvolvimento. Já os países desenvolvidos tiveram um período maior, cerca de cem anos, para se adaptar.

No Ceará existem 881 mil idosos, segundo o IBGE, o que representa 10,5% da população. No âmbito do SUS, a Política de Atenção ao Idoso busca garantir atenção integral à saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o protagonismo das pessoas idosas. São diretrizes para a atenção integral à saúde do idoso a promoção do envelhecimento ativo e saudável, a manutenção e reabilitação da capacidade funcional e o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.