Hospital mais antigo da rede estadual recebe visita de comissões de saúde

4 de junho de 2010 - 19:32

O Hospital Geral Dr. César Cals recebe nesta segunda-feira, 7, às 8 horas, a visita das comissões de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil/ seção Ceará e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e ainda representantes da promotoria de saúde do Ministério Público. Desde o mês passado, as comissões iniciaram a agenda de visitas a 11 hospitais públicos localizados na capital. Quatro da rede estadual, seis municipais e um do governo federal. Dois estaduais já foram visitados – Hospital Geral de Fortaleza e o Hospital Infantil Albert Sabin. Depois da visita ao HGCC será vez do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, mais conhecido como Hospital de Messejana, no dia 21 de junho. Segundo as comissões, o objetivo das visitas é conhecer de perto a estrutura e perfil de atendimento dos hospitais.  

O HGCC é o mais antigo da rede estadual de saúde. Há 82 anos presta serviços de saúde à população do Ceará e também de outros Estados. São 295 leitos divididos em  clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, UTI adulto, UTI neonatal e  médio risco, hematologia. Por mês, são realizados  3720 atendimentos na emergência obstétrica, 7500 atendimentos ambulatoriais, cerca de 400 partos e 330 cirurgias.

Nos últimos 82 anos, o hospital passou por muitas mudanças até assumir as características atuais. Além da maternidade, serviço de referência em todo Ceará, o hospital ampliou, ao longo do tempo, a sua abrangência de atuação, acrescentando as atividades de hospital geral. Tornou-se unidade estadual de referência, de nível terciário e de ensino, nas áreas de clínica médica, neonatologia, ginecologia e cirurgia geral. É reconhecido ainda pela excelência em cirurgia bariátrica.

Ao longo da história de 82 anos, várias obras de reformas e ampliações foram realizadas. Exemplos: reestruturação do Centro de Imagem e do Bloco 200, construção do Bloco 700, sala de parto 2 e UTI Neonatal, reforma e ampliação do refeitório. Nos últimos três anos, mais reformas e disponibilização de novos espaços continuam a redesenhar a estrutura do César Cals, que passou a contar com a Unidade de Hematologia, posto reformado do Hemoce, Espaço Psicopedagógico. A lavanderia e o almoxarifado foram reformados.

As obras de reforma e ampliação não param. Está em fase de conclusão a reforma da UTI adulto. Em seguida, haverá a construção do espaço de visitas infanto juvenil e a reforma do centro Cirúrgico Geral. Nos últimos três anos, já foram investidos R$ 5,3 milhões em obras e aquisição de equipamentos permanentes no hospital.